Resumindo a Notícia
- Governador de Lugansk disse que os russos planejam ‘limpar localidades próximas’
- Após não conseguir conquistar Kiev, Rússia foca seus esforços no leste da Ucrânia
- Russos tentam consolidar as áreas em Donbass que estão sob seu controle
- Rússia também tenta conquistar Kramatorsk, centro administrativo do leste da Ucrânia
Explosão ocorre em Severodonetsk durante combates entre tropas ucranianas e russas
Aris Messinis/AFP - 30.05.2022As forças russas controlam "uma parte" de Severodonetsk, cidade do leste da Ucrânia em que executam uma ofensiva há várias semanas, anunciou nesta terça-feira (31) o governador da região de Lugansk, onde fica a localidade.
"A situação é muito complicada. Uma parte de Severodonetsk está controlada pelos russos", afirmou o governador Serguii Gaidai no Telegram.
Veja também
Gaidai acrescentou que, apesar do avanço russo, as forças ucranianas "permanecem na cidade" e as tropas russas "não podem se deslocar livremente".
"O inimigo está planejando uma operação para limpar as localidades próximas", disse.
Depois de fracassar na tentativa de tomar o controle da capital ucraniana, Kiev, nos primeiros dias do conflito, a Rússia passou a concentrar esforços na região leste do Donbass e tenta consolidar as áreas sob seu controle.
Severodonetsk, com uma população de quase 100 mil pessoas antes da guerra, é um dos vários núcleos urbanos importantes que estão no caminho da Rússia, que busca capturar toda a região de Lugansk e o centro administrativo do leste da Ucrânia, Kramatorsk.