Logo R7.com
RecordPlus

Rússia x Ucrânia: ‘Quem domina a narrativa acaba dominando também o território’, diz professor

Kremlin afirma que declarações recentes de Donald Trump estão em sintonia com a postura russa; norte-americano diz que líderes europeus são ‘fracos’

Internacional|Do R7

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Kremlin alega que declarações de Donald Trump estão alinhadas com a postura russa.
  • Trump sugere que a Ucrânia deve ceder território e afirma que o país nunca fará parte da Otan.
  • Professor Kleber Galerani destaca que a nova postura de Trump reflete interesses de negociação com a Rússia.
  • Dominância da narrativa é essencial no conflito, pois quem controla a história, controla o território.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

O Kremlin afirmou que as declarações recentes do presidente Donald Trump estão em sintonia com a postura da Rússia. Em entrevista, o norte-americano afirmou que Moscou está em posição mais forte para negociações e que a Ucrânia terá que ceder território. Ele ainda reforçou que Kiev nunca será integrante da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte).

Trump também falou que os líderes europeus são “fracos” e pediu que Volodymyr Zelensky convoque novas eleições. O porta-voz do Kremlin disse que, em muitos aspectos, os comentários de Trump coincidem com o entendimento da Rússia.


Trump afirmou que Moscou está em posição mais forte para negociações e que a Ucrânia terá que ceder território Reprodução/Record News

Em entrevista ao Conexão Record News desta quarta-feira (10), Kleber Galerani, professor de direito e relações internacionais, explica que “esta virada de Trump nas falas sobre a Ucrânia, de modo nenhum, é aleatória, reflete uma mudança estratégica, possivelmente influenciada, primeiro, pelos interesses de negociação com Moscou, que vem sendo desenvolvido nos últimos tempos, e segundo, por um desejo de redefinir o papel dos Estados Unidos no conflito, com menos custo e com maior pragmatismo”.

Segundo o professor, ao alinhar os discursos dos países com endosso de Donald Trump, a Rússia tem a condição de relançar o jogo. E, “nesse conflito da Ucrânia, quem domina a narrativa acaba dominando também o território”, diz Galerani.


“Se, por ventura, realmente, além do plano retórico, houver um posicionamento dos Estados Unidos no sentido de atender mais os interesses russos, ou seja, uma reconfiguração do eixo Washington-Moscou, isto de algum modo é um alerta e de algum modo também aqui uma preocupação clara para os tradicionais aliados, em particular a Europa”, diz Galerani.

Search Box

O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD NEWS para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.