Sabotagem de ucranianos em acordos levou à invasão russa, diz embaixador
Vasily Nebenzya afirmou na ONU que existe uma 'confusão de informações' em relação ao conflito
Internacional|Letícia Sepúlveda, do R7
O embaixador da Rússia na ONU, Vasily Nebenzya, disse durante asessão de emergência extraordinária da Assembleia-Geral das Nações Unidas, nesta segunda-feira (28), que as raízes da ofensiva russa contra a Ucrânia estão na sabotagem por parte dos ucranianos de acordos feitos entre os dois países.
Ele ainda disse que o pedido para que a Ucrânia faça parte da Otan rompe leis da própria ONU e põe a Rússia em risco. Nebenzya afirmou que existe uma "confusão de informações" em relação ao conflito e acusou o Ocidente de "incitar os ucranianos".
"A operação militar mostra que a Rússia está exercendo o seu direito de agir sobre um regime que sufoca algumas pessoas", concluiu sobre o avanço do Exército.
Anteriormente, o embaixador da Ucrânia na ONU, Sergiy Kylskysya, afirmou que a Rússia havia bombardeado cidades residenciais ucranianas, mas Vasily Nebenzya negou a informação. De acordo com ele, os russos não estão atacando áreas civis.
De acordo com os ucranianos, mais de 300 civis morreram no país, entre eles 16 crianças. Esta segunda-feira (28) marcou o quinto dia de bombardeios russos.