Internacional Saiba como será o funeral do príncipe Philip neste sábado (17)

Saiba como será o funeral do príncipe Philip neste sábado (17)

Cerimônia terá a presença de apenas 30 membros da família real, seguindo as regras do Reino Unido durante a pandemia

Cerimônia acontecerá no castelo de Windsor, sem presença do público

Cerimônia acontecerá no castelo de Windsor, sem presença do público

Andy Rain / EFE - EPA - 15.4.2021

No início da semana, o Palácio de Buckingham divulgou o planejamento do velório e enterro do príncipe Philip, conforme estipulado pelo próprio duque de Edimburgo há alguns anos. O velório será realizado neste sábado (17)  na Capela de São Jorge, que fica ao lado do Castelo de Windsor, a cerca de 50km de Londres, a residência oficial dele e da rainha Elizabeth 2ª, especialmente durante a pandemia.

Leia também: O adeus ao príncipe Philip já estava planejado há muitos anos

O caixão, que está em uma capela privada em Windsor e envolto pelo estandarte pessoal do duque — formado pelos três leões e corações da casa real da Dinamarca, a cruz azul em fundo branco da casa real da Grécia, as listras pretas e brancas da família Mountbatten e um castelo representando Edimburgo — será retirado às 14h40 locais (10h40 no horário de Brasília) por soldados e colocados em uma caminhonete Land Rover modificada para a ocasião.

O veículo irá fazer um percurso dentro da propriedade, da porta do castelo até a Capela de São Jorge, que deve durar cerca de 8 minutos. À frente, irão uma banda militar, seguidos pelos líderes militares do país. O príncipe Charles e seus filhos, William e Harry, seguirão atrás do veículo, em uma procissão a pé, acompanhados por outros membros da família real.

A rainha Elizabeth, por sua vez,seguirá atrás do cortejo em um outro carro, entrará na capela por uma entrada lateral e estará à espera do caixão. Quando a procissão chegar à capela, uma guarda de honra vai retirar o ataúde da caminhonete e a banda da artilharia britânica tocará o hino nacional do Reino Unido.

AFP

Apenas membros da família real — 30 deles, respeitando o distanciamento social e usando máscaras— poderão estar na capela às 15h (11h de Brasília), quando todo o país respeitará um minuto de silêncio em homenagem a Philip.

Diante do caixão, estarão o quepe de lorde-almirante e sua espada da Marinha e as diversas medalhas que ele ganhou, especialmente pelo serviço prestado durante a Segunda Guerra.

Após a cerimônia, o caixão do duque de Edimburgo será enterrado na cripta real da capela, mas esse não será seu destino final. Quando a rainha Elizabeth falecer, o ataúde de Philip será transferido para a capela memorial do rei George VI, onde eles serão colocados ao lado de George VI e da rainha-mãe Elizabeth, pais da rainha.

Últimas