Logo R7.com
RecordPlus

Sandálias de Tutancâmon de 3.300 anos permitiram ao faraó ‘pisotear’ seus inimigos

Ao menos 80 peças foram encontradas durante uma expedição ao Egito em 1922

Internacional|Do R7

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Sandálias de Tutancâmon permitiam ao faraó 'pisotear' simbolicamente seus inimigos.
  • Cerca de 80 pares de 3,3 mil anos foram descobertas na tumba do rei em 1922.
  • Uma das sandálias apresenta representações de prisioneiros.
  • Tutancâmon foi encontrado usando sandálias de ouro em sua tumba, mas não se sabe se foram usadas em vida.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Múmia de Tutancâmon estava usando sandálias de ouro reluzentes e protetores de dedos de ouro Reprodução/Museu do Egito

O rei Tutancâmon “pisoteava” seus inimigos simbolicamente quando usava as suas sandálias. Diversos pares foram encontrados em 1922, durante as escavações conduzidas pelo arqueólogo britânico Howard Carter e trabalhadores egípcios na tumba do faraó, que governou o Egito entre cerca de 1332-1323 a.C.

Embora o número exato de sandálias seja incerto, pelo menos 80 exemplares, de 3,3 mil anos, foram descobertos. “O calçado de Tutancâmon era de vários tipos. O mais comum eram sandálias costuradas, feitas de tiras de papiro unidas por pontos, que provavelmente eram para uso diário”, explica um comunicado publicado pelo Museu do Egito.


Uma das peças mais emblemáticas é confeccionada em madeira e traz um acabamento composto por uma camada de casca de árvore, couro tingido de verde e fragmentos de folha de ouro aplicados sobre uma base de tinta branca.

LEIA MAIS

A relíquia, exposta no Museu Egípcio do Cairo, traz representações de adversários do rei nas solas. Quatro figuras humanas, sendo duas de cada lado, retratam vizinhos asiáticos e africanos, na época considerados inimigos do Egito. Os homens são representados como prisioneiros e têm os braços amarrados nas costas.


Os pares, que equivalem aproximadamente ao tamanho 43 no Brasil, ainda exibem oito armas em formato de arco, quatro próximas aos dedos e quatro na região do calcanhar, além de uma tira também moldada como arco.

A peça foi localizada por Carter embaixo de uma cesta na tumba. Não está claro se aquele era o local original, já que muitos objetos foram movidos e saqueados na antiguidade.


Algumas sandálias foram encontradas em estado de conservação surpreendente, enquanto de outras restaram apenas pequenos fragmentos das tiras que envolviam os pés.

Quando sua múmia foi achada, Tutancâmon estava usando sandálias de ouro reluzentes e protetores de dedos de ouro. Os pesquisadores ainda não concluíram se o item chegou a ser usado pelo faraó durante sua vida ou se elas foram feitas especificamente para o seu sepultamento.

Para saber tudo do mundo dos famosos, siga o canal de entretenimento do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.