Logo R7.com
RecordPlus

Seis militantes morrem após Israel destruir túnel clandestino em Gaza

Nova tecnologia foi usada para descobrir local e destruí-lo

Internacional|Do R7

  • Google News
A ação foi realizada desde o território israelense
A ação foi realizada desde o território israelense

Seis militantes do grupo Hamas, segundo a mídia palestina, foram mortos nesta segunda-feira (30), após o exército de Israel explodir um túnel que seria utilizado para ataques contra Israel. O exército usou uma tecnologia de ponta para detectar túneis e realizar a explosão.

Na definição das autoridades militares foi uma "explosão controlada". Ainda em construção, o túnel se originava na cidade de Khan Younis e chegava a Israel. A ação foi realizada desde o território israelense. As informações são do jornal The Jerusalem Post.


As mortes causaram protestos na faixa de Gaza. Familiares dos militantes e parte da população se aglomeraram no hospital e lamentaram o ocorrido.

Dois dos que foram mortos localizavam-se dentro do túnel. Outros dois, segundo a ala armada do Hamas, morreram quando foram prestar auxílio aos que haviam sido atingidos pela explosão. A causa de outras duas mortes não foram informadas.


O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu e o ministro da Defesa, Avigdor Liberman, apresentaram a explosão como uma demonstração do avanço tecnológico de Israel. Netanyahu, em reunião do partido Likud, repetiu que Israel "irá prejudicar quem tentar prejudicar o país".

Grupo terrorista Hamas critica Facebook por excluir páginas ativistas


Segundo Liberman, a tecnologia israelense vai facilitar o trabalho de rastreamento do Exército.

— Eu disse muitas vezes que estamos desenvolvendo uma tecnologia inovadora para lidar com a ameaça de túneis. Hoje, detectamos um túnel e destruímos, e continuaremos a fazê-lo ... Continuaremos a proteger as fronteiras de Israel.

O porta-voz da unidade do Sul, do Exército de Defesa de Israel, acrescentou que a localização de "túneis de terrorismo" faz parte de um amplo esforço de defesa levado a cabo pelos militares, desde o fim da Operação Pilar de Defesa - conflito de oito dias entre Israel e o Hamas que ocorreu em 2012.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.