Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Sem conseguir formar governo, Israel terá 3ª eleição em um ano

Prazo para formação de novo governo se esgota, Parlamento israelense vota para se autodissolver e país irá às urnas novamente em março

Internacional|Fábio Fleury, do R7

Gantz e Lapid, do partido Branco e Azul, culpam Netanyahu pela nova eleição
Gantz e Lapid, do partido Branco e Azul, culpam Netanyahu pela nova eleição

Israel terá, em março, sua terceira eleição em um ano. O prazo para o Knesset, o parlamento israelense, formar um novo governo se esgotou à 0h (19h no horário de Brasília) desta quarta-feira (11) e, com isso, a atual legislatura precisou votar uma lei para se autodissolver.

Leia também: Israel entra em bloqueio político sem precedentes

O dia foi de poucas tentativas de negociação dentro do parlamento, segundo o jornal Jerusalem Post. Parlamentares dos diversos partidos envolvidos, no entanto, se criticaram mutuamente.

Netanyahu e Gantz trocam farpas


Leia também

Em um vídeo postado na internet, o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu criticou o partido Azul e Branco, vencedor da última eleição, que, segundo ele, "quer esconder que fez tudo para evitar a formação de uma ampla unidade nacional" e "tentou estabelecer um governo de minoria".

Por sua vez, o parlamentar Yair Lapid, um dos líderes do Azul e Branco, disse que as razões para a nova eleição são "propina, fraude e quebra de confiança", as acusações que o procurador-geral do país, Avichai Mandelblit, quer usar para indiciar Netanyahu.


"As eleições costumavam ser uma comemoração da democracia, agora viraram um momento de vergonha neste parlamento", afirmou ele.

Benny Gantz, outro dos líderes do Azul e Branco, criticou Netanyahu por não desistir de buscar imunidade judicial junto ao parlamento. "Vamos para a terceira eleição seguida porque Netanyahu tenta obter imunidade. Vamos continuar nos opondo a isso", declarou.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.