Logo R7.com
RecordPlus

Site publica foto de Snowden passeando de barco por Moscou

Ex-analista da NSA começará amanhã a trabalhar para um dos principais sites russos

Internacional|Do R7

  • Google News
Na imagem, de setembro, homem é identificado como Snowden
Na imagem, de setembro, homem é identificado como Snowden

Uma foto de Edward Snowden passeando em um barco por Moscou foi publicada nesta quinta-feira (31) pelo portal Lifenews, pouco depois da divulgação da informaçao de que o ex-analista da CIA seria contratado por um site.

Na imagem, tirada em setembro, é possível ver Snowden a bordo de uma embarcação de passeio pelo rio Moscova e, logo à frente, a Catedral de Cristo Salvador.


Snowden, de 30 anos e que recebeu asilo temporário na Rússia em 1º de agosto, está ao lado de duas mulheres que estão de costas e usando uma boina bege e um casaco vermelho.

"Snowden vive na Rússia e tem liberdade de movimento. Passeia pelo país tranquilamente. Ele tem interesse pelo país e pela cultura. Ele elege suas próprias rotas, para onde quer viajar", assegurou Anatoli Kucherena, assessor legal de Snowden, ao portal de notícias Lifenews.


Em sua opinião, o fato de que tenha visitado muitos museus em Moscou e outras cidades, entre eles o Kremlin, demonstra que Snowden "gosta da Rússia e quer saber mais".

"Na foto, não é possível ver quem está ao lado", assinalou Kucherena, que se negou a revelar a identidade das acompanhantes do ex-técnico da CIA.


Além disso, Kucherana descartou que Snowden solicite asilo a outro país e abandone a Rússia, depois que o presidente do Equador, Rafael Correa, se mostrou disposto a ampará-lo, em declarações realizadas nesta semana durante sua visita a Moscou.

"Não é um assunto atual, já que Snowden recebeu asilo temporário na Rússia. Ele vive aqui. Se decidir viajar para outro país, perderá o status de asilado temporário", assinalou o advogado.


Kucherena ressaltou que, "vendo seu interesse pela Rússia e a relação que os russos têm com ele..., [ele] não tem desejo de ir para outro país".

O advogado antecipou que em breve será aberta uma conta bancária na qual será transferido o dinheiro doado por organizações e particulares.

Contudo, Kucherana se negou a revelar detalhes sobre o local de residência de Snowden, dizendo que, "por enquanto, o perigo continua sendo grande", como o demonstram as contínuas declarações dos políticos norte-americanos.

Por sua vez, o advogado assegurou que a partir de amanhã, sexta-feira, Snowden começará a trabalhar para um dos principais sites russos e descartou a possibilidade de exercer algum posto em uma empresa ou agência estadual russa.

— O tema do trabalho está solucionado. Trabalhará no âmbito da tecnologia da informação.

Previamente, Kucherena assegurou às agências locais que em seu novo posto de trabalho a função de Snowden "será manter e desenvolver um dos principais lugares web".

"Em virtude de um acordo, ao estar na Rússia, Snowden não pode cuidar de informações de caráter secreto", ressaltou.

Snowden, reclamado pela Justiça americana após revelar uma trama em massa de espionagem dos serviços secretos norte-americanos, recebeu em meados de outubro a visita de seu pai, Lon Snowden.

Desde que obteve asilo temporário na Rússia em agosto, o jovem Snowden, de 30 anos, vive em paradeiro desconhecido.

Snowden tinha chegado a Moscou em 23 de junho procedente de Hong Kong, mas não pôde seguir viagem à América Latina porque os Estados Unidos anularam todos seus documentos.

O que acontece no mundo passa por aqui

Moda, esportes, política, TV: as notícias mais quentes do dia

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.