Logo R7.com
RecordPlus

Surfistas flagram onda bizarra em ‘local secreto’ no meio do oceano; assista

Fenômeno raro ocorre quando ondas vindas de diferentes direções se chocam e lançam uma grande coluna de spray d’água

Internacional|Do R7

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Duas pessoas registram uma onda bizarra a 60 km da costa sul da Austrália Ocidental.
  • A onda, chamada de “A Coisa”, causa um spray de água a 40 metros de altura.
  • Pesquisas indicam que o fenômeno é resultado da colisão de duas ondas em um recife raso.
  • A localização do evento não é divulgada para evitar a atração de influenciadores e proteger a natureza.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Fenômeno ocorre a cerca de 60 quilômetros da costa sul da Austrália Ocidental Ben Allen

Duas pessoas são as raras testemunhas de uma onda “diferentona” que acontece no meio do oceano. Do nada, o mar explode como se fosse uma bomba e lança um spray d’água a uma altura de 40 metros. O fenômeno foi registrado em vídeo e divulgado nas redes sociais. Ele é tão bizarro que muitos internautas pensaram que as imagens foram criadas por inteligência artificial.

O registro do fenômeno foi feito pelo fotógrafo de surfe Ben Allen e pelo surfista Chris White a cerca de 60 quilômetros da costa sul da Austrália Ocidental, na Austrália.


White viu a onda pela primeira vez cerca de 10 anos atrás, enquanto retornava de outro local. Desde então, vem procurando a onda bizarra, que apelidou de “A Coisa”. No ano passado, ele e Allen fizeram a viagem que culminou no registro das imagens, que só foram divulgadas pela primeira vez neste mês.

“Parece uma loucura visto de lado, mas quando vimos as imagens do drone, percebi que não fazia ideia de que uma onda pudesse vir de todas as direções. Achei que fossem duas ondas, mas são quatro picos se encontrando ao mesmo tempo”, disse White à revista Stab.


“Mesmo tendo visto ao vivo, não imaginava que ficaria assim. Mas garanto que não é IA”, acrescentou, em resposta a diversos comentários que recebeu de internautas que viram o vídeo nas redes sociais.

A dupla assistiu por uma hora enquanto a natureza dava o espetáculo. “O rugido do oceano, montes submarinos sendo açoitados pela chuva e estava frio”, lembrou White.


Os dois pensaram em surfar a onda, mas a ideia foi desconsiderada. “Há uma bela direita, mas é só caos por trás dela. Acho que se você cair, é morte certa”, acrescentou.

LEIA MAIS

Explicação para o fenômeno

A onda incomum se forma quando duas ondulações colidem sobre um recife raso, enviando uma montanha de água para o céu. Segundo Charitha Pattiaratchi, professor do Instituto de Oceanos da Universidade da Austrália Ocidental, a água profunda ao redor da formação, combinada com as condições certas de ondulação, criou a onda e o jato.


“São basicamente duas ondulações diferentes vindo de duas direções diferentes e então elas se encontram sobre o recife e se chocam uma contra a outra... então o grande jato subindo”, afirmou ao jornal australiano ABC News.

Pattiaratchi disse que uma condição semelhante acontece em uma escala muito menor na maioria das praias quando ondas diferentes colidem e espirram para cima.

A dupla não divulga a localização exata desse fenômeno. O motivo não está claro, mas acredita-se que o local acabaria atraindo influenciadores e modelos em busca de lugares únicos para tirar selfies e colocando a própria natureza em risco.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.