Talibã intensifica ofensiva contra grupo de resistência
Conflito no norte do Afeganistão ocorre na única das 34 província que não foi dominada pelo grupo extremista
Internacional|Do R7
Os talibãs intensificaram nas últimas horas desta sexta-feira (3) a ofensiva contra a província de Panjshir, localizada no norte do Afeganistão, a única das 34 regiões do país que não conseguiram assumir o controle.
"Apenas nas localidades de Unaba e Durband, 31 soldados morreram e os talibãs avançaram em várias outras frentes, onde o inimigo sofreu baixas importantes", disse à Agência Efe um dos porta-vozes do grupo fundamentalista Bilal Karimi.
"O inimigo está cercado em Panjshir, a situação não está a favor dele", indicou o representante dos talibãs, em referência a Frente Nacional de Resistência, formada por guerrilhas locais e tropas do governo afegão, que se refugiaram na região.
Parimi explicou que reforços que vieram das províncias vizinhas de Kapisa y Parwan estão atacando os distritos de Unaba e Rokha, enquanto os combatentes da província de Laghman fazem ofensiva no distrito de Paryan. Já os que vêm da província de Baghlan atacam o distrito de Khinj.
"Conseguimos tomar dezenas de postos de controle do inimigo em Panjshir", garantiu Karimi.
Leia também
À Efe, pelo menos duas fontes da Frente Nacional de Resistência indicaram que a maioria dos ataques dos talibãs foram rechaçados e que o grupo insurgente sofreu várias baixas.
"Perderam centenas de combatentes, deixaram os corpos nas montanhas e se retiraram de algumas áreas", afirmou um dos envolvidos na defesa da ofensiva.
A ofensiva contra Panjshir foi iniciada cinco dias atrás, duas semanas após os talibãs tomarem o controle do Afeganistão e de terem sido interrompidas as vias que levam à região, além da interrupção dos serviços de telefonia móvel e internet.
As forças da província são lideradas pelo ex-vice-presidente do Afeganistão Amrullah Saleh, que se autoproclamou novo chefe de governo, após a fuga de Ashraf Ghani, que liderava o país até a tomada dos talibãs.
FRN: conheça o grupo antitalibã que ainda resiste no Afeganistão