Tempestade deixa quase 500 mil pessoas sem luz em Porto Rico
Com rajadas de vento de até 90 km/h, a tempestade tropical Isaías atingiu a ilha nesta quinta-feira (30), causando deslizamentos de terra e inundações
Internacional|Do R7

Quase meio milhão de pessoas estão sem luz em Porto Rico com a passagem da tempestade tropical Isaías, que também causou deslizamentos de terra, inundações e fechou algumas estradas, a maior parte no interior da ilha, ao derrubar postes de eletricidade e árvores.
Leia também: Hanna se torna 1º furacão do Atlântico neste ano e ruma ao Texas
A tempestade atingiu o debilitado sistema elétrico de Porto Rico com força nesta quinta-feira (30). A distribuição de energia na ilha foi cortada para mais de 431 mil pessoas, do 1 milhão e meio que são atendidas pela principal companhia elétrica, segundo a União dos Trabalhadores da Indústria Elétrica.
A maioria está sem luz desde a madrugada, quando Isaías passou pela ilha com ventos fortes e rajadas de até 90 km/h que derrubaram diversos postes.
Na quarta-feira, o presidente dos EUA, Donald Trump, já havia declarado estado de emergência em Porto Rico pela chegada da tempestade, o que permite que a Agência Federal de Gerenciamento de Emergências (Fema, na sigla em inglês) use recursos federais para ajudar a população da ilha.
Chuva de estragos
Até a tarde desta quinta, o fenômeno atmosférico seguia no sul de Porto Rico, mas devido a seu tamanho e magnitude, ainda afetava todo o território, incluindo a parte norte, San Juan, que enfrenta chuvas fortes e tem regiões inundasas. O alerta para inundações repentinas segue nas regiões sul, norte e leste.
Leia também
Os deslizamentos de terra causados pela tempestade fizeram com que alguns moradores tivessem de deixar suas casas e ir para abrigos mantidos pelo governo. Não há relatos de mortos ou feridos até o momento.
A chuva veio com tanta força que as autoridades precisaram abrir as comportas da represa de Carraízo, que abastece o norte da ilha. Há menos de uma semana, o reservatório estava quase seco e quase 140 mil residências enfrentavam racionamento de água. Porto Rico estava há quase um mês em estado de emergência devido à seca.

