Tempestade rara que lembra furacão chega à Europa no sábado
Fenômeno que tem características de semelhantes a furacões e tufões deve atingir a região mediterrânea do sul da Europa neste final de semana
Internacional|Carolina Vilela*, do R7 com agências internacionais
A Grécia e a Turquia estão se preparando para a chegada do raro fenômeno chamado de Medicane (a junção dos nomes Mediterrâneo e "hurricane", furacão em inglês) neste final de semana. As informações são da rede de notícias CNN.
Segundo o jornal, Medicane, que tem características semelhantes a furacões e tufões, deve atingir a região mediterrânea do sul da Europa.
Leia também
A área mais ameaçada são as ilhas Jônicas na costa oeste da Grécia e o Serviço Meteorológico Nacional Helênico já emitiu um alerta para os moradores da região.
Espera-se que Medicane avance sobre a ilha de Creta e o sul da Grécia no sábado (29) e se dirigir ao oeste da Turquia no domingo.
De acordo com um estudo publicado em 2011, apenas cerca de 1-2 fenômenos desse ocorrem por ano e costumam acontecer durante os meses de setembro e outubro, quando as temperaturas superficiais no Mediterrâneo ainda são bastante quentes.
A atual tempestade, chamada Zorba, provocou inundações repentinas na Tunísia e na Líbia nos últimos dias, antes de seguir para o norte, em direção ao Mediterrâneo, em direção à Europa.
*Estagiária do R7 sob supervisão de Cristina Charão
Veja fotos da destruição causada pelo furacão Florence nos EUA