Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Tênis doados para reciclagem em Singapura são desviados para brechós na Indonésia

Empresa responsável pela iniciativa garantia que calçados seriam usados na construção de playgrounds e pistas de corrida

Internacional|Larissa Crippa*, do R7

Sapatos doados a projeto foram encontrados à venda em brechó na Indonésia
Sapatos doados a projeto foram encontrados à venda em brechó na Indonésia Sapatos doados a projeto foram encontrados à venda em brechó na Indonésia

A Dow Inc., uma empresa petroquímica americana, fez uma parceria com o governo de Singapura para promover uma iniciativa de reciclagem. A companhia, que produz plásticos e outros materiais sintéticos, arrecadaria tênis usados para reutilizar os materiais em projetos de construção de playgrounds e de pistas de corrida.

Um repórter da agência de notícias doou 11 pares de calçados com rastreadores embutidos na sola em vários pontos de coleta. O objetivo era acompanhar o destino dos itens recebidos pelo projeto.

Os dispositivos de monitoramento mostraram que a maioria dos sapatos estava em um brechó em Batam, na Indonésia, há quase 150 quilômetros do destino original. 

Alguns pares acabaram em áreas muito remotas para o rastreio, outros em pequenas ilhas da Indonésia, mas nenhum chegou aonde deveria. Antes do desvio, todos os tênis ficaram armazenados no mesmo lugar: a Yok Impex Pte Ltd, uma exportadora de bens de segunda mão de Singapura.

Publicidade

A Reuters foi até a Yok Impex para entender a relação com o projeto de reciclagem, e o gerente de logística, Tony Tan, disse que sua franquia coleta os sapatos que foram descartados para levá-los ao centro local responsável pela reciclagem.

Quando questionado sobre o desvio dos pares, Tony usou a justificativa de que era possível que os sapatos do programa tenham sido colocados por engano com outros calçados que a empresa exporta para a Indonésia.

Publicidade

“Às vezes os trabalhadores confundem. Não tenho certeza, porque todos nós coletamos de alguns outros fornecedores”, disse Tan. "É um erro. Acredito que seja algum engano."

Leia também

A exportação de produtos usados é ilegal na Indonésia, mas o mercado clandestino de produtos de segunda mão é uma atividade lucrativa. Apesar de não ser uma atividade regular, há pouca fiscalização, o que permite que comerciantes aproveitem brechas para continuar o serviço. 

Publicidade

Depois que a situação foi exposta na mídia, a Dow Inc. garantiu que iria investigar o caso.

Após checar a situação com patrocinadores, a empresa informou à Reuters que mudaria a equipe logística do projeto no começo deste mês de março e encerrou a parceria com a Yok Impex. A companhia não explicou por que exportadores ilegais estavam envolvidos no projeto.

A Dow garantiu que seus parceiros vão contratar uma nova transportadora, mas a Yok continua trabalhando com o grupo até o momento. 

*Estagiária do R7, sob supervisão de Pablo Marques 

Iates de Saddam Hussein estão abertos para visitação

" gallery_id="64109fc5ca90847c3800138a" url_iframe_gallery="noticias.r7.com/internacional/tenis-doados-para-reciclagem-em-singapura-sao-desviados-para-brechos-na-indonesia-17032023"]

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.