Internacional Terremoto nas Filipinas deixou pelo menos 5 mortos e 60 feridos

Terremoto nas Filipinas deixou pelo menos 5 mortos e 60 feridos

O tremor atingiu a ilha de Mindanao, no sul do país, teve 6.4 graus de intensidade na escala Richter e causou desabamentos e incêndios

terremoto filipinas

Shopping pegou fogo após terremoto desta 4ª

Shopping pegou fogo após terremoto desta 4ª

Aj Resane / EFE - 16.10.2019

O terremoto de magnitude 6,4 graus na escala Richter que atingiu a ilha de Mindanao, no sul das Filipinas, na noite desta quarta-feira (16), deixou ao menos cinco mortos e 60 feridos.

Em Tulunam, na província de Cotabato, uma menina de 7 anos morreu soterrada após o desabamento de sua casa devido ao tremor, percebido como de 7 graus na cidade devido à proximidade do epicentro, localizado a apenas 22 quilômetros de distância.

Em Kidapawan, onde o terremoto também foi sentido como de intensidade de 7 graus na escala Richter, um homem morreu após um ataque cardíaco.

Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), que acompanha a atividade sísmica em todo o mundo, o tremor atingiu 6,4 graus na escala Richter. Já o Instituto de Vulcanologia e Sismologia das Filipinas (Phivolcs) afirmou que o epicentro teve uma profundidade de 15 quilômetros.

Uma menina de 2 anos morreu em outro desabamento em Magsaysay, na província de Davao do Sul. Na mesma cidade, um deslizamento de terra ainda matou dois moradores do município, onde a maioria dos imóveis foi destruída pela intensidade do terremoto.

Em General Santos, também em Davao do Sul, o Corpo de Bombeiros foi chamado para apagar um incêndio iniciado depois do terremoto. Ainda não se sabe se houve vítimas.

O tremor foi seguido de 226 réplicas, uma delas atingiu magnitude de 5,2 graus na escala Richter, segundo o Phivolcs.