Abbott é contra o uso de máscara obrigatório
Reprodução via Reuters TVO governador do Texas, o republicano Greg Abbott, assinou uma ordem executiva na segunda-feira (11) em que estabelece que nenhuma empresa em seu estado pode pedir que seus funcionários sejam vacinados contra a Covid-19, o que é um desafio para o presidente dos EUA, Joe Biden.
Biden anunciou há um mês que seu governo planeja obrigar a maioria dos trabalhadores das empresas a ser vacinada ou apresentar resultados semanais com testes de Covid-19.
Embora a medida ainda esteja em planejamento, o anúncio despertou a ira de líderes conservadores como Abott.
Em resposta, nesta segunda-feira Abott assinou uma ordem executiva que proíbe "qualquer entidade" no Texas, incluindo empresas privadas, de obrigar seus funcionários a se vacinarem.
Além disso, ele pediu ao parlamento estadual, dominado pelos republicanos, que aprovasse uma lei com o mesmo propósito.
O governador já havia assinado outra ordem executiva semanas atrás que proíbe escolas e autoridades locais de solicitarem exames de vacinação para professores, alunos ou funcionários, algo que já foi contestado pelo distrito escolar da cidade de San Antonio.
O governador republicano foi vacinado contra a ovid-19 na frente das câmeras de televisão e pediu aos texanos que se vacinassem. Nos últimos meses, no entanto, ele tem lutado implacavelmente contra as regulamentações de distritos escolares ou cidades que estabelecem o uso de máscara ou exigem comprovante de vacinação.
O regulamento que Biden anunciou em setembro está sendo elaborado pelo Ministério Público do Trabalho e ainda não se sabe quando será apresentado oficialmente.
A previsão é que a norma atinja cerca de 80 mil trabalhadores, mais de dois terços da força de trabalho do país.
Nos Estados Unidos, 56,4% da população está totalmente vacinada, de acordo com dados dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças.
O número médio de vacinações é menor no Texas, onde 51,8% da população está totalmente imunizada.