Logo R7.com
RecordPlus

Trump adverte Carney em Davos e diz que Canadá deveria ser ‘grato’

Sem citar os EUA, canadense foi aplaudido de pé por discurso sobre ruptura na ordem internacional

Internacional|Da Reuters

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Donald Trump advertiu Mark Carney durante o Fórum Econômico Mundial em Davos.
  • Carney, primeiro-ministro canadense, fez um discurso sobre a ruptura na ordem internacional, aclamado pelo público.
  • Trump enfatizou que o Canadá deveria ser grato aos Estados Unidos por sua prosperidade.
  • Carney defendeu a formação de novas alianças, destacando a fragmentação atual nas relações internacionais.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

"O Canadá vive graças aos Estados Unidos", disse Trump em discurso Denis Balibouse/Reuters - 21.01.2026

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, advertiu Mark Carney em um discurso em Davos nesta quarta-feira (21), depois que o primeiro-ministro canadense fez um discurso inflamado sobre uma “ruptura” na ordem internacional baseada em regras.

Em um discurso abrangente na reunião anual do Fórum Econômico Mundial na Suíça, Trump abordou de tudo, desde seu objetivo de adquirir a Groenlândia até seus planos para a Venezuela e o próximo chair do Federal Reserve.


Mas ele reservou palavras fortes para Carney, que foi aplaudido de pé por seus comentários no fórum na terça-feira (20).

“Eles deveriam ser gratos a nós, Canadá. O Canadá vive graças aos Estados Unidos. Lembre-se disso, Mark, na próxima vez que fizer suas declarações”, disse Trump.


Em seu discurso, Carney expressou o desejo do Canadá de forjar novas alianças com países que pensam da mesma forma, enquanto navega em um relacionamento complicado com o governo Trump em Washington.

“Estamos no meio de uma ruptura, não de uma transição”, disse Carney, apontando como as “grandes potências” estavam usando a integração econômica como armas e as tarifas como alavancagem. Ele não citou diretamente o nome de Trump ou dos Estados Unidos.


“Sabemos que a velha ordem não está voltando. Não devemos nos lamentar por ela. A nostalgia não é uma estratégia”, disse ele.

Trump já havia ameaçado anexar o Canadá e, na terça-feira, compartilhou uma imagem de IA de um mapa mostrando o Canadá e a Groenlândia como parte dos Estados Unidos.


O gabinete de Carney não quis comentar o discurso de Trump.

Search Box

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.