Logo R7.com
RecordPlus

Trump assina decreto para impedir acesso de imigrantes sem documentos à economia dos EUA

Republicano disse que os imigrantes ilegais ‘roubam bilhões todos os anos dos contribuintes americanos’

Internacional|Do Estadão Conteúdo

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Donald Trump assinou uma ordem executiva para impedir o acesso de migrantes sem documentos aos sistemas financeiros dos EUA.
  • A medida visa combater o tráfico de pessoas, drogas e a imigração ilegal, além de proteger os contribuintes americanos de fraudes.
  • Contas bancárias usadas por imigrantes ilegais serão encerradas e os fundos confiscados.
  • Trump critica o acesso de estrangeiros ilegais ao sistema financeiro apenas com documentos simples, como carteiras de motorista de estados democratas.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Contas bancárias usadas por imigrantes ilegais serão encerradas Evan Vucci/Reuters - 27.05.2026

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou na terça-feira (2) a assinatura de uma “nova e contundente” ordem executiva com o objetivo de pôr fim à “fraude” e “reverter a imigração ilegal em massa”.

A ordem pretende impedir o acesso de imigrantes sem documentos aos sistemas financeiros do país norte-americano.


“Assinei uma nova e contundente ordem executiva, que será conduzida pelo Departamento do Tesouro, para impedir que bancos, cartões de crédito e instituições financeiras sejam utilizados para facilitar o tráfico de pessoas, o tráfico de drogas, a imigração ilegal e os cartéis criminosos que orquestram essas atividades”, afirmou o presidente dos Estados Unidos em uma mensagem publicada em sua rede social.

Veja Também

Nessa publicação, o presidente defendeu que “os imigrantes ilegais e os fraudadores estrangeiros roubam bilhões todos os anos dos contribuintes americanos”, justificando assim a nova medida como “parte do esforço histórico” de seu governo para “acabar com a fraude e reverter a imigração ilegal em massa”.


Segundo o republicano, o acesso aos sistemas financeiros nacionais “deve ser limitado àqueles que têm o direito legal de estar” no país e “se dedicam ao comércio legal e legítimo”.

“As contas bancárias utilizadas para facilitar a imigração ilegal, ou para armazenar os benefícios sociais recebidos por estrangeiros ilegais, serão encerradas, e os fundos acabarão sendo penhorados e confiscados para que possam ser devolvidos aos contribuintes”, acrescentou.


Na opinião de Trump, “não é ridículo”, mas “profundamente perigoso” o fato de que “qualquer estrangeiro ilegal possa simplesmente apresentar uma carteira de motorista de um estado azul (democrata) ou um documento de fronteira de (o ex-presidente Joe Biden) e ter acesso irrestrito ao sistema financeiro dos Estados Unidos”.

Com essa ordem executiva, comemorou o presidente norte-americano, seu governo também aspira “impedir que bilhões saiam do país por meio de todo tipo de atividades criminosas”, ao mesmo tempo em que “reverte a invasão da fronteira de Biden”.

Search Box

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.