Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Trump faz apelo pela construção de muro na fronteira com México

Pronunciamento levou pouco mais de dez minutos e convidou os opositores a solucionarem o impasse no Congresso

Internacional|Mariana Ghirello e Cristina Charão, do R7

Trump fez pronunciamento em cadeia nacional sobre construção do muro
Trump fez pronunciamento em cadeia nacional sobre construção do muro Trump fez pronunciamento em cadeia nacional sobre construção do muro

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez um pronunciamento em cadeia nacional, nesta quarta-feira (9), convidando os opositores a aprovar o orçamento da construção do muro na fronteira com o México no Congresso norte-americano.

Esperava-se que Trump fosse declarar emergência nacional, o que lhe daria a possibilidade de financiar a obra sem passar pela aprovação do Congresso. No entanto, o presidente não utilizou a medida. 

O financiamento do muro pelo Congresso é a razão do impasse que levou à não aprovação do orçamento federal. Sem orçamento aprovado, o governo dos EUA é obrigado a suspender temporariamente todo tipo de pagamentos, o que leva à paralisação de diversos serviços — o chamado "shutdown" do governo, que já dura 18 dias.

Em seu pronunciamento de pouco mais de 10 minutos, Trump classificou o problema sobre a imigração ilegal como "crise humanitária" e apresentou números sobre o problema e dados sobre a violência proveniente da imigração ilegal. Trump disse também que os imigrantes ilegais enfrentam inúmeras situações de violência no percurso até o país.

Publicidade

Muro é promessa de campanha

Leia também

Uma de suas maiores promessas de campanha, o muro na fronteira com o México custará mais de US$ 5 bilhões de dólares (cerca de R$ 18,5 bilhões). Mas em seu discurso, Trump disse que o muro se pagará rapidamente já que outros custos seriam reduzidos como por exemplo gastos na segurança.

Publicidade

"Muitos imigrantes contribuíram com a nossa nação, mas todos os americanos são afetados pela imigração ilegal descontrolada".

Ele destacou que além da imigração ilegal, o acesso é facilitado também para o tráfico de drogas. "Mais americanos morreram por causa das drogas do que na guerra do Vietnã", disse Trump.

Publicidade

Resposta dos Democratas

O pronunciamento de Trump foi seguido pela resposta da oposição, também transmitida pelas redes de TV aberta. Os líderes Democratas no Congresso Nacional exigiram que o presidente dos EUA reabra o governo, pondo fim ao impasse sobre o orçamento e à paralisação dos serviços federais. 

A presidente da Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi, lamentou que Trump tenha optado por manter a queda de braço com os Democratas, que agora tem o controle da casa.

Já o líder da minoria no Senado, Charles Schumer, afirmou que "não há motivo para ferir milhões de norte-americanos por uma disputa política".

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.