Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Trump troca Tillerson por diretor da CIA no Departamento de Estado

Presidente dos EUA anuncia Mike Pompeo como secretário de Estado em meio a negociações sobre reunião com Kim Jong-Un

Internacional|Cristina Charão, do R7, com agências internacionais

Trump demite Tillerson; diretor da CIA assume
Trump demite Tillerson; diretor da CIA assume Trump demite Tillerson; diretor da CIA assume

O presidente dos EUA, Donald Trump, demitiu o secretário de Estado, Rex Tillerson, e anunciou a posse de Mike Pompeo, que até o momento ocupava o cargo de diretor da CIA, informou o jornal The Washington Post.

Na sexta-feira, Trump já havia pedido que Tillerson se afastasse do cargo. O então secretário de Estado estava em viagem à África e retornou a Washington na segunda-feira.

As mudanças no Departamento de Estado, que funciona como Ministério das Relações Exteriores dos EUA, ocorrem em meio aos preparativos para a reunião entre Trump e Kim Jong-Un, anunciada na semana passada.

Gina Hapsel, atual vice-diretora da CIA, assume o lugar de Mike Pompeo, tornando-se a primeira mulher a dirigir a agência de espionagem, se confirmada.

Publicidade

Em um comunicado enviado ao jornal The Washington Post, Trump elogiou Pompeo e Haspel, dizendo que ambos trabalharam juntos no último ano e "desenvolveram grande respeito mútuo".

Em sua conta no Twitter, Trump anunciou que Mike Pompeo será o novo secretário de Estado e que "fará um trabalho fantástico!". Ele agradeceu Tillerson "pelos serviços" e também registrou que Gina Haspel é "a primeira mulher escolhida" para dirigir a CIA. Trump termina dando "parabéns a todos".

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.