Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Trump vai enviar forças federais para mais cidades 'democratas'

Líderes do Oregon e membros do Congresso, pediram a Trump que retire as forças do Departamento de Segurança Interna da cidade de Portland

Internacional|

Forças federais reprimem protestos na cidade de Portland, no estado do Oregon
Forças federais reprimem protestos na cidade de Portland, no estado do Oregon Forças federais reprimem protestos na cidade de Portland, no estado do Oregon

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta segunda-feira (20) que enviará forças federais para cidades norte-americanas "democratas liberais". Mas a atuação delas vem sendo questionada após agirem com carros e homens não identificados no estado do Oregon.

Leia mais: Trump pede que imprensa dos EUA foque nos casos de Brasil e México

Trump, um republicano, citou Nova York, Chicago, Filadélfia, Detroit, Baltimore e Oakland, na Califórnia, como lugares para os quais enviaria agentes federais, apontando que os prefeitos dessas cidades eram "democratas liberais". A prefeita de Chicago, Lori Lightfoot, frequentemente critica Trump no Twitter. 

"Enviaremos forças de segurança", disse Trump a jornalistas na Casa Branca. "Não podemos deixar isso acontecer com as cidades."

Publicidade

Líderes locais e estaduais no Oregon, assim como membros do Congresso, pediram que Trump retire as forças do Departamento de Segurança Interna da cidade de Portland, no Oregon, após vídeos mostrarem homens uniformizados não-identificados retirando pessoas das ruas e levando-as embora em minivans pretas. 

"Não apenas acredito que ele esteja apenas quebrando a lei, como também ele está colocando em perigo as vidas dos cidadãos de Portland", afirmou o prefeito de Portland, Ted Wheeler, no Twitter, que anteriormente classificou a presença federal como "teatro político" em um ano eleitoral.

Publicidade

Um outro vídeo mostra agentes federais batendo e espirrando produtos químicos em um manifestante veterano da Marinha no sábado, o homem foi louvado como um "supersoldado antifascista" nas redes sociais por continuar passivamente de pé enquanto era golpeado. 

Na semana passada forças federais começaram a reprimir protestos em Portland contra a brutalidade policial e o racismo estrutural, utilizando gás lacrimogêneo para defender prédios administrativos federais e levando ativistas presos sem explicação.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.