Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Trump veta Congresso e aprova venda de armas para sauditas

Presidente norte-americano afirmou que veto 'enfraqueceriam competitividade' e prejudicariam seu relacionamento com os aliados

Internacional|Beatriz Sanz, do R7

Trump tem subido o tom das ameaças contra o Irã
Trump tem subido o tom das ameaças contra o Irã Trump tem subido o tom das ameaças contra o Irã

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, vetou nesta terça-feira (30), três resoluções do Congresso norte-americano que proibia a venda de US$ 8,1 bilhões em armamentos para a Arábia Saudita e os Emirados Árabes Unidos.

O argumento usado por Trump ao derrubar os vetos é de que eles "enfraqueceriam a competitividade global dos EUA" e prejudicariam seu relacionamento com os países, que são aliados.

Leia também

Além disso, Trump afirmou que a Arábia Saudita e os Emirados Árabes Unidos são o "baluarte contra as atividades malignas do Irã e seus representantes na região".

Contudo, tanto a Câmara quanto o Senado suspeitam que essas armas possam ser usadas na Guerra do Iêmen, um dos piores conflitos em atividade no planeta. Vale lembrar que a Arábia Saudita e o Irã estão em lados opostos na Guerra do Iêmen e que Trump também tem subido o tom das ameaças contra o Irã nos últimos anos.

Os congressistas também criticaram a morte do jornalista saudita Jamal Khasshoggi, em outubro do ano passado. O repórter, crítico ao governo, foi morto na Embaixada da Árabia Saudita na Turquia e seu corpo nunca foi encontrado.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.