Tsunami deixa ao menos 20 mortos e 165 feridos na Indonésia
Horas antes, um terremoto de 4 graus na escala Richter havia sido sentido em outra parte do país, no mar de Banda, mas sem causar grandes danos
Internacional|Beatriz Sanz, do R7
Pelo menos 20 pessoas morreram, outras 165 ficaram feridas e ao menos duas estão desaparecidas depois que um tsunami atingiu as praias ao redor do Estreito de Sunda, na Indonésia, neste sábado (22).
O tsunami também provocou danos em casas, hoteis e prédios do país, especialmente nas localidades de Pandeglang e Serang Regency. As informações são da Agência Nacional de Gestão de Desastres (BNPB, na sigla em indonésio).
Em nota, o chefe da agência, Sutopo Purwo Nugroho, informou que as causas ainda estão sendo investigadas, mas há uma relação com a erupção do vulcão Anak Krakatoa e às fortes ondas devido à lua cheia. "As duas combinações causaram um tsunami repentino que atingiu a costa", afirmou.
De acordo com a agência, "é provável que o número de vítimas continue a crescer, considerando que nem todas as áreas foram incluídas nos dados."
As equipes de emergência do país continuam a busca por sobreviventes. Vídeos publicados nas redes sociais mostram o caos e o pânico causados pelas ondas gigantes.
Horas antes um terremoto de 4 graus na escala Richter havia sido sentido em outra parte do país, no mar de Banda, mas sem causar grandes danos.