Ucrânia diz que embaixadas na Europa receberam pacotes com sangue e olhos de animais
Incidentes ocorreram após o envio de cartas-bomba para locais na Espanha, incluindo a representação ucraniana em Madri
Internacional|Do R7, com Reuters
Várias embaixadas ucranianas no exterior receberam "pacotes ensanguentados" contendo olhos de animais, disse o Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia nesta sexta-feira (2), depois que uma série de cartas-bomba foi enviada para locais na Espanha, incluindo aembaixada da Ucrânia em Madri.
Os pacotes, encharcados em um líquido com cor e cheiro característicos, foram enviados às embaixadas de Kiev na Hungria, Holanda, Polônia, Croácia e Itália, aos consulados gerais em Nápoles e Cracóvia e ao consulado em Brno, na República Tcheca, escreveu o porta-voz Oleg Nikolenko no Facebook.
"Estamos estudando o significado dessas mensagens", disse a autoridade. "A entrada da residência do embaixador no Vaticano foi vandalizada, e a embaixada no Cazaquistão recebeu a denúncia de um ataque, que não foi confirmado posteriormente", continuou.
"A embaixada nos Estados Unidos recebeu uma carta com uma fotocópia de um artigo crítico sobre a Ucrânia, mas, como a maioria dos outros envelopes, a carta chegou simultaneamente com outras do território de um país europeu."
Nikolenko ainda publicou uma declaração do ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba: "Temos motivos para acreditar que uma campanha bem planejada para aterrorizar e intimidar as embaixadas e consulados ucranianos está ocorrendo. Não sendo capazes de parar a Ucrânia na frente diplomática, eles estão tentando nos intimidar. No entanto, posso dizer imediatamente que essas tentativas são inúteis. Continuaremos a trabalhar efetivamente pela vitória da Ucrânia".
O porta-voz informou que os diplomatas ucranianos continuarão o fortalecimento das forças do país e o fornecimento de equipamentos de energia para que a população possa ficar aquecida no inverno.
Leia também
"O lado ucraniano coopera com policiais de países estrangeiros para investigar todos os casos de ameaças, identificar as pessoas envolvidas e levá-las à Justiça. Por ordem de Dmytro Kuleba, todas as embaixadas e consulados ucranianos foram colocados sob medidas de segurança reforçadas", concluiu.