Logo R7.com
RecordPlus

Ucrânia enfrenta invasão de gafanhotos desde o início da guerra; entenda fenômeno

Desde 2022, enxames de gafanhotos têm sido registrados em regiões de conflito, sobretudo no leste ucraniano

Internacional|Do R7

  • Google News

RESUMO DA NOTÍCIA

  • Milhares de gafanhotos invadiram o sul da Ucrânia em 2024, especialmente nas regiões de Zaporizhzhia, Kherson e Odesa.
  • Aumentos nos surtos desde o início da guerra são atribuídos à destruição ambiental causada pelo conflito com a Rússia.
  • Gafanhotos podem devastar plantações e gramíneas; inseticidas foram aplicados em Zaporizhzhia para controlar os enxames.
  • Autoridades alertam agricultores a manter vigilância constante para proteger as lavouras de possíveis danos.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Insetos podem destruir rapidamente plantações e gramíneas
Insetos podem destruir rapidamente plantações e gramíneas Eugene Chystiakov/Unsplash

Milhares de gafanhotos invadiram o sul da Ucrânia em 2024, afetando principalmente as regiões de Zaporizhzhia, Kherson e Odesa. Autoridades ucranianas afirmam que os surtos se intensificaram desde o início da guerra e atribuem o fenômeno à destruição ambiental causada pelo conflito com a Rússia.

Segundo o vice-chefe do Serviço Estatal de Alimentação e Proteção ao Consumidor da Ucrânia, Vadym Chaykovskyi, a explosão da barragem de Kakhovka em 2023, realizada por tropas russas, deixou extensas áreas agrícolas abandonadas e o reservatório de água completamente drenado. Ele afirmou que essas mudanças criaram um ambiente propício para a proliferação dos insetos.


Leia mais:

Desde 2022, enxames de gafanhotos têm sido registrados em regiões de conflito, como Donetsk, Zaporizhzhia e Kherson, mas em menor escala. Neste ano, além das áreas do sul, avistamentos foram relatados em distritos das regiões de Dnipro e Vinnytsia.

Os insetos podem destruir rapidamente plantações e gramíneas usadas na alimentação humana e animal. Em Zaporizhzhia, as autoridades aplicaram inseticidas para controlar os enxames que atingiram mais de seis mil hectares. Até o momento, os gafanhotos não comprometeram colheitas, concentrando-se em áreas próximas ao Rio Dnipro.


O Serviço de Proteção Alimentar e ao Consumidor da Ucrânia alertou agricultores para manterem vigilância constante nos campos, a fim de evitar danos às lavouras caso os enxames avancem para áreas cultivadas.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.