Ucrânia evacuou 138 pessoas afetadas pelos conflitos no Sudão
Pelo menos 87 dos resgatados são ucranianos com habilidades em aviação, recurso útil para país também em guerra
Internacional|Larissa Crippa* do R7, com informações da AFP
A Ucrânia anunciou nesta terça-feira (25) que evacuou 138 pessoas do Sudão, país cada vez mais afetado pelos combates entre o exército e os paramilitares, que eclodiram há aproximadamente 10 dias.
Entre os resgatados estão 87 ucranianos, que são, em sua maioria, especialistas em aviação (além de suas respectivas famílias), o que pode ser vantajoso para a Ucrânia, que também está em guerra, desde o ano passado, e continua buscando reforços.
Leia também
Os outros cidadãos são Geórgia e do Peru, segundo informações, divulgadas pelo telegram, do departamento de inteligência dos EUA.
O comunicado também acrescentou que muitas dessas pessoas estão agora no Egito, que faz fronteira com o Sudão e tem sido um destino comum para grupos que buscam refúgio, como o time de jogadores brasileiros que aguardam para entrar no país e chegar até o Cairo.
Apesar da situação ter piorado recentemente, o Sudão vive conflitos internos desde que conseguiu sua independência em 1956. Agora, com o ex-presidente, Omar al-Bashir, deposto pelos militares, não existe previsão para a reestruturação do cenário político do país.