Logo R7.com
RecordPlus

Ugandês é novo presidente da Assembleia Geral da ONU

Ele foi escolhido em meio a polêmicas por conta de lei antigay

Internacional|Da ANSA

  • Google News
Sam Kutesa assumirá o posto em setembro
Sam Kutesa assumirá o posto em setembro

A Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) elegeu como novo presidente o chanceler de Uganda, Sam Kutesa.

Diante da aprovação recente de uma lei que criminaliza totalmente a homossexualidade e que prevê a pena de morte em Uganda, o secretário-geral Ban Ki-moon pediu que Kutesa combata "qualquer discriminação" para que "cada membro da família humana veja seus direitos fundamentais respeitados".


Uganda foi o único país do Grupo Africano a apresentar um candidato ao cargo e, diante da rotação dentro do organismo, o chanceler assumiu o posto, apesar das polêmicas em torno de sua escolha.

Banco Mundial suspende ajuda a Uganda por lei antigay


Jornal publica lista de homossexuais após lei antigay em Uganda

Logo após aceitar a indicação, ele anunciou que a próxima Assembleia Geral da ONU precisará se focar "não somente em alcançar os objetivos de desenvolvimento depois de 2015, mas também, e sobretudo, em sua execução".


Kutesa, que assume o posto em setembro, disse que seu mandato será marcado pela discussão de temas como mudanças climáticas e a construção da paz e a igualdade de gênero.

O que acontece no mundo passa por aqui

Seja bombardead@ de boas notícias. R7 Torpedos

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.