Uruguai confirma chegada da variante Ômicron ao país
País registrou aumento do número de casos de Covid-19 nas últimas semanas e se prepara para uma nova onda de contágio
Internacional|Do R7
O Uruguai confirmou nesta quarta-feira (29) a chegada da variante Ômicron do novo coronavírus após o aumento de casos nas últimas semanas, disse o ministro da Saúde Pública do país, Daniel Salinas.
"O que pude confirmar é que a variante Ômicron entrou em nosso país", disse ele a jornalistas na Torre Executiva, sede do governo.
Ele acrescentou que, segundo "avaliações epidemiológicas", a variante é a causa do aumento de casos nas últimas semanas e também afirmou que a partir de hoje o número de infecções será "bem" superior a 1,2 mil.
No entanto, explicou que as autoridades sanitárias uruguaias esperam um "comportamento semelhante" ao que está acontecendo no mundo, ou seja, um aumento "muito forte" de casos apesar da vacinação, embora com características particulares.
"O comportamento clínico é um pouco diferente. Tem um período de incubação e contágio mais curto e, por sua vez, com manifestações clínicas menores do que nas variantes que o precederam em todos os casos em que há uma terceira dose", afirmou.
Leia também
Salinas destacou que a "medida mais importante" a ser tomada pelo governo uruguaio nessa questão será a aplicação da terceira dose a partir do quarto mês após o recebimento da segunda, em vez de seis meses.
Além disso, enviou uma "mensagem de prudência" a toda a população no que diz respeito aos cuidados e manutenção das medidas de higiene e segurança como o uso de máscara e o não comparecimento a "eventos com muita gente" em locais fechados.
"O comportamento que está sendo observado no mundo com vacinados e vacinados com terceira dose é que há um descompasso entre o número de casos e o número de pacientes internados em UTIs e mortes", disse.
Por fim, o ministro uruguaio afirmou que "é uma possibilidade que está sobre a mesa" a aplicação da quarta dose no segundo trimestre de 2022.
Até a terça-feira (28) , o Uruguai acumulava 408.894 casos e 6.167 mortes por Covid-19.