Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Uzbequistão diz estar pronto para ajudar a investigar ataque em NY

Ataque no centro da metrópole deixou aos menos 8 mortos

Internacional|Do R7

Motorista foi baleado por forças de segurança durante ataque em NY
Motorista foi baleado por forças de segurança durante ataque em NY

O presidente do Uzbequistão, Shavkat Mirziyoyev, disse ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em uma carta de condolências nesta quarta-feira, que seu país está pronto para usar todos os recursos para ajudar a investigar o ataque letal de terça-feira (31) em Nova York.

O governo uzbeque já havia afirmado mais cedo que está investigando relatos de que um homem uzbeque estaria por trás do ataque que matou oito pessoas e deixou mais de 12 feridos, no que autoridades norte-americanas classificaram como um ato de terrorismo.

Leia também

Atentado terrorista

Um motorista de uma caminhonete matou oito pessoas ao avançar em uma ciclovia em Nova York na tarde desta terça-feira, no que as autoridades disseram ser um ataque terrorista.


O motorista de 29 anos foi baleado pela polícia no abdômen e levado sob custódia depois de ter batido a caminhonete em um ônibus escolar e fugido de seu veículo, disse o comissário da polícia de Nova York, James O'Neill, em entrevista coletiva.

Um porta-voz do Departamento de Segurança Interna dos EUA chamou o incidente de "um aparente ato de terrorismo".


Perguntado na entrevista sobre os relatos de que o motorista gritou "Allahu Akbar" — "Deus é grande", em árabe —, O'Neill disse que uma declaração feita pelo suspeito quando ele saiu de seu veículo e as circunstâncias gerais do ataque levam investigadores a chamar o incidente de "evento terrorista".

Ataques similares na Europa no ano passado mataram dezenas de pessoas.


Em 14 de julho de 2016, um suspeito dirigiu um grande caminhão contra uma multidão que comemorava o Dia da Bastilha na cidade francesa de Nice, matando 86 pessoas e ferindo centenas em um ataque assumido pelo Estado Islâmico.

Cinco meses depois, um imigrante de 23 anos do Paquistão jogou um caminhão em um mercado de Natal lotado no centro de Berlim, matando 12 pessoas e ferindo 48.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.