Venezuela: deputados da oposição recuperam direito à palavra
Internacional|Do R7
Os deputados venezuelanos acertaram nesta terça-feira, em reunião extraordinária, que a oposição voltará a ter a palavra no plenário da Câmara, após a troca de socos na semana passada entre legisladores chavistas e opositores, o que evidenciou a crise política na Venezuela.
"Reconheceram que não se pode condicionar o direito à palavra em um Parlamento democrático. Vamos convocar para a próxima terça-feira uma sessão plenária e todos os deputados terão o direito à palavra, sem qualquer condição", disse à AFP o deputado opositor Carlos Berrizbeitia.
No dia 30 de abril passado, a Assembleia Nacional foi palco de um violento confronto entre deputados chavistas e opositores, que foram proibidos de discursar por não reconhecer a vitória de Nicolás Maduro nas eleições presidenciais de abril.
Berrizbeitia explicou que os deputados da oposição reconhecem "um presidente em exercício, mas não aceitam sua legitimidade. Por isto recorremos ao Tribunal Supremo de Justiça (TSJ) e ao Conselho Nacional Eleitoral(CNE)" para impugnar os resultados das eleições de 14 de abril.
Maduro foi eleito por uma margem de apenas 1,49 ponto sobre o líder opositor Henrique Capriles.
Mais cedo, o deputado governista Pedro Carreño citou um acordo pelo qual os legisladores deverão "rejeitar a violência como mecanismo para resolver as divergências políticas" e promover o respeito às instituições.
pc/lr












