Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Venezuela terá eleições parlamentares no último trimestre

Ainda não há data para a escolha dos 165 políticos

Internacional|Ansa

A presidente do Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela, Tibisay Lucena, informou neste final de semana que o país terá eleições parlamentares durante "o último trimestre do ano".

Lucena não precisou a data do pleito e disse que ela ainda não foi escolhida porque o CNE está focando nas eleições primárias do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV, do governo), no dia 17 de maio, e do Mesa de Unidade Democrática (MUD, coalizão de oposição), dia 28 de junho.

E é justamente este último que critica a demora da entidade em divulgar o dia da realização do pleito. Segundo os opositores, essa é uma manobra do governo. Além do MUD, líderes de países aliados, como o Brasil, querem que as autoridades marquem o quanto antes o dia da disputa para evitar confusão.

Brasil aumenta pressão para que Venezuela marque eleição parlamentar


Maduro acusa empresários de sabotar abastecimento de produtos

Apesar da pressão, Lucena destacou que não há nenhum problema na organização e que "mais de 80 países" já confirmaram que é "nula" a possibilidade de fraudar um resultado eleitoral no país.


Ela ainda ressaltou que é um "erro estratégico" criticar o CNE, já que na visão dela isso é apenas uma "implicância" com o "árbitro na batalha eleitoral".

A eleição do final de ano irá escolher os novos 165 parlamentares que terão assento no Parlamento. 

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.