Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Brasil aumenta pressão para que Venezuela marque eleição parlamentar

Chanceler Mauro Vieira afirmou se reuniu com autoridades do país esta semana

Internacional|

Opositores do presidente Nicolás Maduro consideram a eleição parlamentar uma chance de capitalizar o descontentamento com o atual governo
Opositores do presidente Nicolás Maduro consideram a eleição parlamentar uma chance de capitalizar o descontentamento com o atual governo Opositores do presidente Nicolás Maduro consideram a eleição parlamentar uma chance de capitalizar o descontentamento com o atual governo

O Brasil instou o governo da Venezuela nesta quinta-feira (7) a definir uma data para uma eleição parlamentar o mais rápido possível, aumentando a pressão sobre seu aliado para resolver uma prolongada crise política.

O chanceler Mauro Vieira afirmou que se reuniu com autoridades do governo da Venezuela nesta semana para dizer que uma data precisa ser definida rapidamente para a eleição da Assembleia Nacional, que deve ser realizada até o fim do ano.

"Voltei a insistir na realização da convocação mais pronto possível dentro dos prazos que a legislação estabeleça, mas que essa convocação seja no menor prazo possível", disse Vieira em entrevista coletiva.

Espanha convoca embaixador venezuelano após declarações de Maduro

Publicidade

Opositores do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, consideram a eleição parlamentar uma chance de capitalizar o descontentamento generalizado ao longo de uma profunda crise econômica e avançar para acabar com mais de 15 anos de governo socialista.

Pesquisas mostram que a oposição da Venezuela lidera as projeções das intenções dos eleitores, enquanto a popularidade de Maduro tem caído desde que ele tomou posse há dois anos, após a morte de Hugo Chávez.

Publicidade

Vieira falou a jornalistas depois que as esposas de dois importantes líderes da oposição venezuelana, que estão presos, visitaram o Congresso Nacional e foram aplaudidas pelos parlamentares, incluindo membros de partidos da base aliada da presidente Dilma Rousseff.

Maduro acusa empresários de sabotar abastecimento de produtos

Publicidade

Dilma e o PT têm enfrentado crescentes críticas por manterem laços estreitos com Maduro. Na terça-feira (5), o Senado Federal aprovou uma resolução criticando o governo de Maduro por manter arbitrariamente adversários presos.

"Um país como o Brasil que tem como presidente da República uma ex-presa política não pode se calar quando vê um país vizinho, quando assiste no país vizinho, um governo manter quase 90 presos políticos", afirmou o presidente nacional do PSDB, Aécio Neves.

"É hora de o governo brasileiro agir conforme espera a grande maioria dos brasileiros em defesa da democracia na Venezuela", disse Aécio durante reunião com Mitzy de Ledezma e Lilian Tintori, esposas dos opositores venezuelanos presos.

Dilma não concordou em se encontrar com elas, mas enviou uma carta na qual disse que o Brasil busca "incansavelmente" uma solução pacífica para a crise política da Venezuela.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.