Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Vice-presidente da CE diz que acordo UE-Mercosul está "muito próximo"

Jyrki Katainen fez a declaração em Brasília nesta sexta-feira (10) 

Internacional|Marta Santos, do R7

Jyrki Katainen visitou a Argentina e, hoje, está no Brasil
Jyrki Katainen visitou a Argentina e, hoje, está no Brasil

O vice-presidente da Comissão Europeia para o Emprego, Crescimento, Investimento e Competitividade, Jyrki Katainen, declarou nesta sexta-feira (10) que o acordo de livre-comércio entre o Mercosul e a UE (União Europeia) está muito próximo de se concretizar.

— Nós estamos muito próximos de alcançar com êxito a conclusão do acordo UE-Mercosul.

O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Aloysio Nunes, também se mostrou otimista. 

— Concluímos mais uma rodada de negociação, que eu espero que seja a última ou a penúltima.


Em Brasília, Katainen ressaltou que o acordo é de máxima importância para o bloco europeu, não apenas pelos benefícios comerciais mas por sua dimensão política.

— Para os países da UE, o acordo de negociação é de máxima importância. Enquanto alguns estão construindo muros, nós queremos construir pontes.


Leia também

Katainen também afirmou que o acordo mostra a postura da UE contra o protecionismo.

— Nós acreditamos no comércio justo, baseado em regras, o que sabemos propiciar benefícios a todos. E nos opomos a tendência da regra do mais forte.


A visita de Katainen visa dar impulso político à conclusão das negociações birregionais do acordo antes do final do ano, prazo fixado como limite, lembrou a Comissão Europeia.

As negociações entre UE e Mercosul começaram em 1999 e tiveram um período de interrupção de seis anos, entre 2004 e 2010. Desde então, várias rodadas de negociação foram realizadas.

O objetivo do acordo é negociar um acordo de comércio global, reduzindo impostos alfandegários, removendo barreiras ao comércio de serviços e aprimorando as regras relacionadas a compras governamentais, procedimentos alfandegários, barreiras técnicas ao comércio e proteção à propriedade intelectual.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.