Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Vladimir Putin diz que Rússia não tem 'pressa' para terminar guerra na Ucrânia

Presidente afirmou que Forças Armadas do país continuam avançando no Donbass, área que está no foco da ofensiva russa

Internacional|Do R7

Presidente da Rússia, Vladimir Putin, durante visita ao Uzbequistão
Presidente da Rússia, Vladimir Putin, durante visita ao Uzbequistão Presidente da Rússia, Vladimir Putin, durante visita ao Uzbequistão

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, declarou nesta sexta-feira (16) que a Rússia "não tem pressa" de encerrar a campanha militar na Ucrânia, explicando que a estratégia das forças russas não mudou e que ainda estão conquistando territórios.

"Nossas operações ofensivas no Donbass não pararam, avançam pouco a pouco", disse Putin durante entrevista coletiva em Samarcanda, no Uzbequistão.

"Enfatizo que não estamos lutando com todo o nosso Exército. Estamos lutando apenas com a parte que tem contrato [profissional]", acrescentou. O Kremlin proibiu oficialmente o envio de recrutas para o front e se recusa a realizar uma mobilização geral no país.

"O plano [de operações] não precisa de mudanças. [...] Não temos pressa", afirmou.

Publicidade

O presidente afirmou que as operações continuam, apesar das importantes contraofensivas do Exército ucraniano no nordeste e no sul do país. "As autoridades de Kiev anunciaram que iniciaram uma contraofensiva. [...] Vamos ver como termina", disse Putin.

Segundo ele, o principal objetivo do Kremlin continua sendo "a libertação de todo o território do Donbass", a bacia de mineração no leste da Ucrânia formada pela região de Lugansk — nas mãos do Exército russo — e a região de Donetsk, parcialmente ocupada por Moscou.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.