Presidente Vladimir Putin se reúne com Dilma Rousseff na Rússia
Encontro acontece pouco antes da segunda cúpula Rússia-África, marcado para agosto, em Joanesburgo, na África do Sul
Internacional|Do R7, com informações da Reuters e AFP
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, participou de uma reunião com Dilma Rousseff, presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), o banco do Brics, nesta quarta-feira (26). A reunião ocorreu em Strelna, nos arredores de São Petesburgo. Além do líder russo, Dilma vai se reunir com o presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa.
Dilma assumiu o NDB em março deste ano, com a missão de ampliar o banco e a inserção internacional na instituição. Durante o encontro, Putin afirmou que os pagamentos usando as moedas nacionais no comércio entre os países do bloco estão se expandindo, e o NDB pode desempenhar um papel nessa questão, embora o dólar seja hoje usado como "instrumento de luta política".
Leia também
O presidente disse, ainda, que os países do Brics não fazem amigos contra alguém, mas trabalham em prol dos interesses uns dos outros. "Isso também se aplica à esfera financeira”, acrescentou,
• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
O encontro acontece pouco antes da segunda cúpula Rússia-África, marcado para os dias 22, 23 e 24 de agosto, em Joanesburgo, na África do Sul. Putin decidiu não participar do evento, uma vez que tem uma ordem de prisão pelo TPI (Tribunal Penal Internacional), da qual á Africa do Sul é membro, por supostos crimes de guerra. Ele declarou não querer criar problemas para o país, que tecnicamente poderia prendê-lo.
Atualmente, o principal desafio de Dilma em relação à Rússia é administrar a situação da Rússia, que enfrenta constantes sanções internacionais e uma forte pressão diplomática e financeira por parte de americanos e europeus. Moscou, porém, garante que tem conseguido se manter graças às relações diplomáticas com a Ásia e os países do Brics.