Logo R7.com
RecordPlus

‘Volto logo’: promessa de comandante da Air India pode mudar rumo da investigação

Sumeet Sabharwal é suspeito de desativar o combustível da aeronave Boeing 787-8 Dreamliner em acidente que matou 260 pessoas

Internacional|Bianca Fávero*, do R7

  • Google News
Na época do acidente, Sabharwal lidava com a morte da mãe e com a recente separação da mulher Divulgação/Air India

As últimas palavras do comandante do voo 171 da Air India, Sumeet Sabharwal, antes de sair de casa, foram uma promessa de retorno, segundo o diário britânico Daily Mail. “Por favor, cuide do papai. Volto em breve”, teria dito ao segurança do condomínio. Horas depois, o Boeing 787 Dreamliner que pilotava caiu em uma área residencial de Ahmedabad, em 12 de junho, matando 260 pessoas.

Sabharwal está sendo investigado por suspeita de ter desligado o sistema de combustível da aeronave. O relatório preliminar do acidente apontou que as alavancas de gasolina dos dois motores foram desativadas manualmente logo após a decolagem. Uma gravação de voz da cabine também revelou um momento de confusão entre o comandante e o copiloto Clive Kunder.


O piloto enfrentava o luto pela morte da mãe, em 2022, e lidava com a separação da mulher. Recentemente, havia se mudado de Déli para Mumbai para ficar mais próximo do pai idoso, de quem cuidava.

RESUMO DA NOTÍCIA

  • Comandante da Air India, Sumeet Sabharwal, fez promessa de retorno antes de acidente fatal.
  • Voo 171 caiu em Ahmedabad, resultando na morte de 260 pessoas.
  • Sabharwal é suspeito de desligar o sistema de combustível da aeronave antes da queda.
  • Amigos e colegas o descrevem como uma pessoa gentil e responsável, apesar de luto e problemas pessoais enfrentados.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Pessoas próximas relatam que sua saúde mental estava fragilizada, mas descartam qualquer conduta incompatível com sua função. Os amigos o descrevem como uma “alma gentil”, incapaz de colocar vidas em risco.


Neil Pais, de 61 anos, ex-companheiro de voo, declarou ao jornal britânico The Telegraph: “Ele era uma das pessoas mais legais com quem você poderia esperar voar”.

No trabalho, Sabharwal era reconhecido pela postura serena e pelo comprometimento. “Sempre foi gentil, respeitoso e humilde. Nunca o vi levantar a voz ou perder a paciência. E, mesmo passando por dificuldades, jamais abriu mão da responsabilidade ou da segurança”, completou Pais.


*Sob supervisão de Raphael Hakime, editor-chefe do R7

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.