Vulcão entra em erupção na Indonésia após terremoto e tsunami
Segundo autoridades, o Monte Soputan expeliu cinzas vulcânicas a mais de quatro quilômetros. Ainda não se tem informações sobre possíveis vítimas
Internacional|Carolina Vilela*, do R7 com Reuters
Um vulcão entrou em erupção em Sulawesi, na Indonésia, nesta quarta-feira (3), dias após um terremoto seguido de tsunami ter atingido a ilha e deixar mais de 1.400 mortos.
De acordo com o porta-voz da agência de combate a desastres da Indonésia, Sutopo Purwo Nugroho, o Monte Soputan, que fica a cerca de 600 quilômetros a noroeste de Palu, cuspiu cinzas vulcânicas a mais de quatro quilômetros de distância.
Leia também
"Pode ser que esse terremoto tenha desencadeado a erupção, mas a correlação direta ainda não foi confirmada pois houve um aumento na atividade do vulcão", afirmou Kasbani, vulcanologista indonésio, a uma tv local, de acordo com o site de notícias Time.
Ainda não se tem informações sobre vítimas ou cancelamentos de voos por conta da erupção, mas Kasbani informou que foi pedido para que os aviões evitassem a área.
No entanto, as autoridades informaram aos moradores, dentro de um raio de quatro quilômetros do vulcão, a aguardarem por ordens de evacuação.
As comunidades próximas também receberam instruções para estarem preparadas para a queda de cinzas vulcânicas.
Vídeo mostra casas sendo carregadas por deslizamentos provocados por terremoto na Indonésia: