Zelenski assume presidência e dissolve Parlamento da Ucrânia
Em discurso, o presidente pediu que deputados adotassem uma série de leis urgentes e destituíssem de seus cargos funcionários de alto escalão
Internacional|Da EFE
O comediante Volodymyr Zelenskiassumiu a presidência da Ucrânia em uma cerimônia solene na Rada Suprema (parlamento) e anunciou a dissolução do Poder Legislativo do país em seu discurso de posse, neste segunda-feira (20).
Zelenski, 41, acompanhado de sua mulher Elena e de seus pais, e na presença de vários representantes de governos convidados, jurou seu cargo em frente à presidente do Tribunal Constitucional, Natalia Shaptala.
Minutos depois de tomar posse de seu cargo, Zelenski convidou o governo a apresentar sua renúncia em plenário.
Leia também
O pleito legislativo na Ucrânia estava previsto para o dia 27 de outubro. O partido de Zelenski ainda não tem representação na Rada, que é a encarregada de designar o primeiro-ministro.
Zelenski pediu aos deputados para adotar antes da dissolução do parlamento uma série de leis urgentes e destituir de seus cargos vários funcionários de alto escalão, para o que deu um prazo de dois meses.
Além disso, Zelenski afirmou que não entende os membros do Governo, "que só encolhem de ombros e dizem que não se pode fazer nada".
"Não está certo, vocês podem. Podem pegar um papel e uma caneta e deixar o lugar de vocês para aqueles que vão pensar nas próximas gerações, e não nas próximas eleições", disse o presidente.