Zelenski diz que 125 mil pessoas foram retiradas da Ucrânia por corredores humanitários
Segundo o presidente ucraniano, agora o esforço diplomático está focado na cidade de Mariupol, cercada há mais de dez dias
Internacional|Da Ansa
O presidente da Ucrânia, Volodmir Zelenski, anunciou neste domingo (13) que cerca de 125 mil pessoas foram retiradas de áreas atingidas por ataques russos por meio dos corredores humanitários criados no país.
No último sábado (12), o governo ucraniano tentou abrir mais corredores em cidades como Kharkiv, Mariupol, Kiev, Kherson, Chernihiv e Sumy, além de vilarejos. No entanto, ataques russos impediram a retirada dos residentes dessas áreas.
"O grande compromisso agora é Mariupol. Nosso esforço diplomático está focado na ajuda para chegar à cidade", acrescentou Zelenski. A cidade no sul do país está há mais de dez dias cercada por militares russos.
Abastecimento de gás
A guerra na Ucrânia entrou em seu 18º dia e já deixou cerca de 1 milhão de pessoas sem gás e sem aquecimento no país, devido aos ataques russos.
Os bombardeios danificaram a infraestrutura de Donetsk, Lugansk e Mikolaiv. Os engenheiros foram impedidos de chegar a um centro de distribuição de gás em Bashtanka devido aos combates em andamento. Um centro em Prybuzke foi fechado em razão de danos no equipamento.