Zelensky acusa Rússia de apoiar o Hamas para desviar atenção da guerra na Ucrânia
Presidente teme que comunidade internacional pare de ajudar ucranianos a lutar contra Exército de Putin por causa de Israel
Internacional|Do R7

O presidente ucraniano, Volodmir Zelensky, acusou a Rússia de "dar seu apoio" aos ataques realizados pelo Hamas em Israel acreditando que essa nova guerra vai tirar a atenção internacional do que se passa na Ucrânia, durante uma entrevista ao canal de televisão France 2, divulgada na tarde desta terça-feira (10).
"Estamos certos de que a Rússia dá o seu apoio, de uma forma ou de outra, às operações realizadas pelo Hamas", declarou Zelensky, acrescentando que seus serviços de informação dispõem de "dados" nesse sentido.
"A crise atual (...) testemunha o fato de que a Rússia realmente procura realizar ações de desestabilização por todo o mundo", disse ele.
O mandatário ucraniano também expressou sua inquietação em ver a comunidade internacional virar as costas para a Ucrânia com a "tragédia" que atinge Israel em consequência dos ataques do Hamas.
No total, a guerra já deixou mais de 1.700 mortos confirmados nos dois lados, entre civis, soldados israelenses e combatentes palestinos.
"Eu não gostaria de comparar. Uma guerra terrível está ocorrendo em nosso país. Em Israel, muitas pessoas perderam seus entes queridos. As tragédias são diferentes, mas todas as duas são imensas", afirmou.
Atenção internacional
No entanto, ele ressaltou que "a atenção internacional corre o risco de se desviar da Ucrânia, e isso terá consequências".
Perguntado sobre as incertezas na continuação da ajuda americana ao seu país tendo como pano de fundo a crise política nos Estados Unidos, Zelensky disse esperar que esse apoio "prossiga".
Uma nova ajuda prometida à Ucrânia foi retirada do acordo feito pelo Congresso americano no fim de setembro para evitar a paralisação orçamentária dos Estados Unidos, por causa da intransigente oposição dos republicanos.
"O destino da Ucrânia depende da unidade do restante do mundo. A unidade mundial depende bastante dos Estados Unidos", declarou o líder ucraniano. "Um Congresso dividido é a certeza de uma divisão sobre a questão da ajuda à Ucrânia."
Sobre a continuação da guerra na Ucrânia, Zelensky afirmou que a contraofensiva empreendida pelo seu Exército em junho para tentar retomar os territórios ocupados "prossegue em diversos eixos, e, de qualquer modo, nós avançamos".
Leia também
"Continuamos avançando passo a passo, pouco a pouco (...) A iniciativa está do nosso lado neste momento", assegurou, apesar de reconhecer que essa campanha é "muito difícil" no terreno, principalmente porque a Rússia construiu uma rede muito elaborada de fortificações feita de campos minados, armadilhas antitanque e trincheiras.
Também falta ao Exército ucraniano munições de longo alcance para destruir as rotas de aprovisionamento russas. A Rússia também dispõe de mais homens e de mais munições de artilharia. Os russos também dominam o ar com sua aviação.
Domo de ferro: como funciona o sistema antimíssil de Israel
O sistema antimíssil de Israel, chamado de Domo de Ferro, foi intensamente usado para impedir que as ofensivas do grupo terrorista Hamas atingissem alvos em território israelense. As imagens do funcionamento desse armamento são impressionantes pela pre...
O sistema antimíssil de Israel, chamado de Domo de Ferro, foi intensamente usado para impedir que as ofensivas do grupo terrorista Hamas atingissem alvos em território israelense. As imagens do funcionamento desse armamento são impressionantes pela precisão, mesmo diante do grande número de foguetes disparados pelo Hamas

















