Anvisa determina retenção obrigatória de receita para canetas emagrecedoras
Medida visa controlar uso inadequado de medicamentos indicados para diabetes
JR na TV|Ri7a, a inteligência artificial do R7

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou a obrigatoriedade da retenção de receita para medicamentos usados no tratamento do diabetes que também são empregados para emagrecimento, como o Ozempic. A decisão responde ao aumento da procura por essas “canetas emagrecedoras”, resultando na escassez do produto para pacientes que realmente necessitam do tratamento.
Dados da Anvisa revelam que 32% das notificações de efeitos adversos no Brasil estão relacionadas ao uso desses medicamentos fora das indicações previstas na bula. Entre os problemas relatados está a pancreatite, responsável por 5,9% dos casos. A nova regulamentação exige que a venda desses medicamentos ocorra apenas mediante retenção da receita médica, intensificando o controle sobre seu consumo.
A medida busca garantir o uso racional dos medicamentos, respeitando a prescrição médica e diretrizes baseadas em evidências científicas. A regra entrará em vigor 60 dias após sua publicação no Diário Oficial da União.
Outro lado:
Em nota, a empresa Novo Nordisk, laborário responsável pela produção de medicamentos como Ozempic, Wegovy e Saxenda, diz que a decisão da ANVISA não tem relação com a segurança e eficácia dos medicamentos a base de GLP-1 registrados no Brasil. A empresa afirma ainda que compartilha das mesmas preocupações da agência quanto ao uso irregular de medicamentos e fora de indicação em bula, e reforça que a segurança do paciente e seu principal compromisso.
Assista em vídeo - Anvisa determina retenção obrigatória de receita para venda das chamadas ‘canetas emagrecedoras’
Assista aos conteúdos da RECORD de graça e ao vivo no PlayPlus. Baixe o app aqui!