Governo do Paraná confirma que ao menos três tornados atingiram o interior do estado
Seis pessoas morreram e quase 800 ficaram feridas
JR na TV|Do R7
O governo do Paraná confirmou ao menos três tornados atingiram o interior do estado. A cidade mais atingida foi Rio Bonito do Iguaçu - que teve quase todas as construções destruídas. Seis pessoas morreram e quase 800 ficaram feridas. Em uma cidade devastada, o início da semana foi de reconstrução.
Uma câmera na Universidade Federal da Fronteira Sul gravou a aproximação do tornado. Os ventos atingiram a velocidade de 330 quilômetros por hora. Os meteorologistas descreveram a trajetória do tornado mais intenso, que percorreu uma distância de aproximadamente quarenta quilômetros. Bastaram poucos minutos para que quase todos os imóveis de Rio Bonito do Iguaçu - que tem 14 mil moradores - fossem destruídos.
No domingo (9), centenas de pessoas participaram dos enterros dos seis mortos. Entre eles, o da adolescente Julia Kwapis de 14 anos. As escolas foram destruídas e não há ônibus. Por isso, as aulas foram suspensas. 22 pessoas ainda estão internadas e mais de mil não têm para onde voltar. O foco, agora, é na limpeza de Rio Bonito do Iguaçu.
Centenas de voluntários retiram entulhos de dentro das casas e lojas. Máquinas pesadas, vindas de outras cidades e até de outros estados, como o Rio Grande do Sul, recolhem tudo. Um trabalho que deve levar até cinco dias. Em centros de apoio, voluntários distribuem toneladas de donativos. O governo do Paraná destinou R$ 50 milhões para reconstrução. Cada família cadastrada terá direito a até R$ 50 mil.
O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!
Últimas

Assista à íntegra do Jornal da Record | 02/05/2026
Sobe para oito o número de mortos por causa das chuvas no Nordeste

Governo federal distribui cisternas no Pará e leva água potável a famílias ribeirinhas
Iniciativa do governo leva sistemas de abastecimento ao Quilombo em Óbidos, no Pará

Justiça leva até dez anos para julgar homicídios e casos prescrevem no Brasil
Estudo revela demora nos processos de homicídio e destaca a impunidade no país

Mirassol x Corinthians: RECORD, R7 e RecordPlus transmitem o jogo neste domingo (3)
Confronto reúne duas equipes que disputam a Libertadores e promete destaque para os goleiros Hugo Souza, do Corinthians, e Walter, do Mirassol

Capixaba de 23 anos morre em ataque de drones na guerra da Ucrânia; corpo ainda não foi resgatado
Jardel Sipriano Caetano, de 23 anos, era natural do Espírito Santo e ingressou no exército ucraniano

Drones ucranianos atingem refinaria de petróleo e provocam incêndio na Rússia
Incêndio e danos em porto são registrados após o ataque no Mar Negro

Trump volta a ameaçar Cuba e menciona possibilidade de envio de porta-aviões à região
Presidente americano sugere ação militar contra Cuba; Díaz-Canel reafirma resistência

EUA anunciam retirada de tropas do território alemão e Europa cobra mais autonomia na defesa
Retirada de tropas americanas da Alemanha provoca respostas sobre defesa na Europa

Acordo Mercosul-UE amplia exportações e beneficia agronegócio brasileiro
Tarifas zeradas para uvas e redução gradual para outros alimentos impulsionam a competitividade do Brasil

Previsão do Tempo: maio começa com alertas de chuva acima da média no litoral do Nordeste e do Sul
Norte com menos chuva, Sul e Nordeste com chuva intensa; calor no Sudeste e Centro-Oeste

Nuvem rolo chama atenção no litoral de SP e indica tempo instável com ventos fortes na região
Nuvem cilíndrica foi vista em praias de Bertioga, associada a tempestades intensas

Temporal no RS deixa pescador morto, três desaparecidos e 19 cidades afetadas
Outras duas mortes são investigadas: a de um jovem, possivelmente por descarga elétrica, e a de uma mulher atingida por uma árvore

Chuvas no Nordeste deixam oito mortos e mais de três mil desalojados nas últimas 48 horas
Inundações e deslizamentos em Pernambuco e Paraíba resultam em mortes e evacuação de moradores

Bolsonaro se recupera bem após cirurgia no ombro e deve ter alta na segunda-feira (4)
Ex-presidente deve receber alta na próxima segunda-feira e iniciar fisioterapia

Desenrola 2.0: governo lança programa com descontos de até 90% para renegociação de dívidas
Segundo a Confederação Nacional do Comércio, 80,2% das famílias têm dívidas (o maior nível desde 2010) e o tempo médio de atraso chegou a 65 meses



