Logo R7.com
RecordPlus
JR 24H

Pesquisa com porco clonado no Brasil avança e amplia possibilidade de transplantes em humanos

Pesquisadores da Universidade de São Paulo realizam clonagem histórica com Boreal, o primeiro porquinho clonado da América Latina

JR na TV|Do R7

  • Google News

Ontem, você viu aqui no Jornal da Record as primeiras imagens de um feito histórico da ciência brasileira: um porco clonado por pesquisadores da Universidade de São Paulo. Um mês após o nascimento, o animal segue em desenvolvimento saudável e já apresenta resultados promissores para pesquisas futuras. 

Batizado de Boreal, o primeiro suíno geneticamente modificado da América Latina nasceu em Piracicaba (SP) após quatro anos de estudos, com 50 tentativas e 80 embriões implantados. Com um mês de vida, o animal já pesa cerca de 8 quilos e apresenta crescimento considerado adequado, sendo até maior que outros filhotes da mesma idade. 

A técnica consiste na substituição do material genético do óvulo pelo do animal a ser clonado. O objetivo é avançar no xenotransplante, procedimento que busca utilizar órgãos de animais em humanos, reduzindo a rejeição imunológica. “Esse foi só um passo, mas um passo fundamental”, afirmou o pesquisador Luciano Abreu Brito. 

Segundo os cientistas, órgãos como rim, córnea, coração e pele estão entre os primeiros a serem testados no futuro. Boreal não será abatido e seguirá sendo acompanhado ao longo da vida. A expectativa é que novos clones possam contribuir para ampliar as possibilidades de transplantes no país. 


O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.