Logo R7.com
RecordPlus
JR 24H
‌

Prévia da inflação representa desaceleração em relação ao mês anterior

Nos últimos 30 dias, o preço dos alimentos subiu e o da energia caiu

JR na TV|Do R7

  • Google News

Os alimentos pesaram mais no bolso e a energia teve um impacto menor. Esses são os destaques do IPCA-15, a prévia da inflação que foi divulgada nesta sexta-feira (23) e representa uma desaceleração em relação ao mês anterior. Nos últimos 30 dias, o preço dos alimentos subiu e o da energia caiu. 

No mercado, o preço do tomate teve alta de 24,54%, a cebola, ficou 13,6% mais cara e a batata inglesa 10,96%. Por outro lado, a cenoura, as frutas e o café tiveram reduções no período. 

Alimentos e bebidas puxaram a alta do IPCA-15, considerada a prévia da inflação. Os números se referem ao intervalo entre 15 de setembro e 15 de outubro. O indicador subiu 0,32% em relação ao mês anterior, quando o indicador avançou 0,7%, a inflação perdeu força. 

Dos nove grupos de produtos de serviços pesquisados, oito tiveram aumento neste mês. Depois dos alimentos (0,88%), as maiores altas foram nos itens de despesas pessoais (0,55%) e vestuário (0,53%). 

O grupo habitação registrou queda de 0,1%. O resultado foi influenciado pela redução no preço da tarifa da energia elétrica residencial, que passou da bandeira amarela para a verde, sem cobrança adicional para o consumidor. 

No acumulado do ano, o IPCA-15 está em 4,15%. A meta prevista para a inflação em 2026 é de 4,5%. 

No RecordPlus, tem mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas

‌

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.