Logo R7.com
RecordPlus
JR 24H

SP: um mês após explosão no Jaguaré, famílias ainda tentam reconstruir a vida

Moradores enfrentam desafios após explosão causada por obra da Sabesp

JR na TV|Do R7

  • Google News

Um mês depois da explosão de uma obra da Sabesp que matou duas pessoas em São Paulo, os moradores da região atingida ainda estão reorganizando a vida. Cinquenta e uma famílias perderam suas casas. O Laércio e a Maria moram num hotel. Só voltam para casa para pegar algum objeto. Eles mostraram as rachaduras e os danos. A Sabesp diz que a Defesa Civil já liberou o imóvel, mas o casal não quer voltar.  
A empresa de abastecimento pediu uma nova vistoria para avaliar a situação. Há exatamente um mês, uma obra atingiu a tubulação de gás e provocou a explosão no bairro do Jaguaré, zona oeste. 797 famílias receberam um auxílio emergencial de R$ 5 mil das concessionárias. 70 imóveis precisaram de reparos.  
A explosão mudou a vida principalmente dos moradores de imóveis que tiveram danos irreversíveis e serão demolidos. Até agora, 51 casas foram condenadas. São famílias que dependem de alguma das alternativas oferecidas pelas concessionárias e pelo governo do estado para recomeçar em outro lugar. 
Catorze famílias aceitaram as propostas e foram para apartamentos mobiliados num conjunto habitacional. Sete optaram pela reconstrução dos imóveis. 11 escolheram receber indenização, e duas, cartas de crédito. "É o lugar onde a gente nasceu. Minha mãe nasceu aqui nessa casa. Eu nasci aqui", relata a autônoma Fernanda da Silva Mello. 
O governo do estado diz que reforçou as fiscalizações e as normas de segurança em obras no subsolo. A Comgás e a Sabesp afirmam que permanecem em diálogo para atender as demandas das famílias.  


No RecordPlus, tem mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.