Logo R7.com
Logo do PlayPlus

5G começa a operar em Belo Horizonte nesta sexta-feira (29)

Capital mineira tem 157 estações habilitadas pelas operadoras para receber o sinal da internet móvel de quinta geração

Minas Gerais|Ana Gomes, Do R7

Brasília foi a 1ª capital a receber o sinal
Brasília foi a 1ª capital a receber o sinal

O sinal para internet móvel de quinta geração (5G) estará liberado em Belo Horizonte a partir de sexta-feira (29). O anúncio sobre a ampliação da tecnologia foi feito, na manhã desta quarta-feira (27), durante coletiva da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). Com a medida, as operadoras TIM, Vivo e Claro podem oferecer o sinal no município.

Além de BH, Porto Alegre e João Pessoa também terão o 5G na mesma data. As demais capitais devem ter a tecnologia disponível até 29 de setembro. Já nas outras cidades brasileiras, o cronograma da agência prevê a implementação gradual até 2029.

Segundo o Vinícius Oliveira Caram Guimarães, superintendente de Outorga e Recursos à Prestação da Anatel, das 1198 estações de Belo Horizonte que estão aptas para a tecnologia 5G, 157 já foram habilitadas pelas operadoras e podem operar. O número é 63% maior que o mínimo exigido para atender à população da capital.

O 5G permite o tráfego de dados até 100 vezes mais rápido que o padrão de quarta geração (4G). Isso porque a tecnologia utiliza um espectro de rádio mais abrangente, o que permite que mais aparelhos móveis se conectem simultaneamente, com mais estabilidade do que as redes atuais.


Cobertura da Claro em BH

Nesta quarta-feira (27), a operadora Claro divulgou a lista dos 17 bairros de Belo Horizonte que terão o sinal da 5G disponível. Todos os clientes com celular compatível à tecnologia poderão usar o serviço a partir de sexta-feira (29). Confira quais são:


- Savassi;

- Lourdes;


- Santo Agostinho;

- Boa Viagem;

- Ouro Preto;

- Bandeirantes;

- São Bento;

- Barragem Santa Lúcia;

- Minaslândia;

- Alípio de Melo;

- Manacás;

- Providência;

- São Gonçalo;

- São Bernardo;

- Heliópolis;

- Paraíso;

- Hospital da Baleia.

Ainda segundo a empresa, as demais áreas da capital mineira receberão o sinal gradativamente.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.