Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Agentes de saúde de BH fecham pista da av. Afonso Pena em protesto

Em greve há uma semana, eles exigem o pagamento do piso salarial nacional da categoria

Minas Gerais|Do R7

Trabalhadores só saem do local se conseguirem reunião de negociação
Trabalhadores só saem do local se conseguirem reunião de negociação

Em greve há uma semana, agentes de combate a endemias e agentes comunitários de saúde da Prefeitura de Belo Horizonte estão reunidos desdes as 9h desta segunda-feira (12), em frente à sede da Secretaria Municipal de Saúde, na av. Afonso Pena. Aproximadamente 150 trabalhadores estão no local.

Por causa do protesto, o trânsito foi prejudicado no sentido Mangabeiras. Conforme informações do Sindibel (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Belo Horizonte), os grevistas só vão desocupar a avenida depois que conseguirem uma reunião para negociação sobre as reivindicações da categoria.

Exigências

Os trabalhadores exigem o pagamento do piso salarial nacional da categoria, previsto em legislação federal, além da criação no plano de carreira do setor.


Resposta

Em nota divulgada, a Prefeitura informou que já paga aos profissionais valor acima do piso, "considerando as gratificações incorporadas". Além disso, conforme o comunicado, os agentes ainda podem receber uma gratificação adicional, que é paga de acordo com o desempenho de cada trabalhador.

Sobre o plano de carreira da categoria, a instituição ressaltou que "contratou estudo da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) para formatar uma proposta". Por fim, a PBH alega que mantém "portas abertas" com os servidores e ainda não recebeu qualquer contato para negociação acerca da greve.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.