Minas Gerais ALMG anula decreto de Zema que viabiliza "Uber dos ônibus" em MG

ALMG anula decreto de Zema que viabiliza "Uber dos ônibus" em MG

Projeto precisa passar por nova votação para entrar em vigor; ao abrir as discussões, presidente da Casa subiu o tom e fez críticas

  • Minas Gerais | Pablo Nascimento, do R7

Fretadores fizeram propostas contra proposta

Fretadores fizeram propostas contra proposta

Reprodução / Record TV Minas

A ALMG (Assembleia Legislativa de Minas Gerais) aprovou em primeiro turno, nesta terça-feira (13), o PRE (Projeto de Rosolução) que anula o decreto do governador Romeu Zema (Novo) que regulamenta o transporte rodoviário fretado sob demanda no Estado, conhecido como "Uber dos ônibus".

Para entrar em vigor, o PRE de autoria do deputado Alencar da Silveira Jr. (PDT) precisa passar por nova votação, em segundo turno.

Apesar disto, o projeto da gestão Zema já está suspenso por determinação do TCE (Tribunal de Contas do Estado), desde a última semana. O órgão alegou inconstitucionalidade do texto e pediu que o tema fosse reavaliado pela Assembleia.

Ao abrir a votação nesta terça-feira, Agostinho Patrus (PV), presidente da ALMG, endureceu o tom e fez críticas à base do governador e aos deputados que apoiam o decreto que muda regras para liberação de fretamento no Estado.

"Não é possível que dois ou três novinhos que se entendem entendedores de Minas venham para casa trazer posições que são ilegais. Quem disse isso não é o presidente. Quem defende é o Tribunal de Contas. Portando o decreto é ilegal. Quem defende o decreto, defende a ilegalidade. A ALMG vai cumprir o seu dever de votar a queda deste decreto", asseverou Patrus durante a reunião.

O assunto movimentou o cenário político no Estado desde a última semana e provocou protestos de fretadores que apoiam a iniciativa da gestão Zema.

O parecer do TCE defende que o projeto do governador contraria trechos da constituição mineira, como a parte em que autoriza os transportes não retornarem à cidade de origem. Os conselheiros também pontuaram que o projeto impacta os contratos de concessão do transporte público de Minas Gerais.

Durantes as discussões sobre o tema na ALMG, deputados da base do governador defenderam a legalidade da proposta, a contribuição econômica e ainda avaliaram que a iniciativa não afetou os contratos do Estado desde que entrou em vigor.

Decreto

O decreto da "liberdade dos transportes" foi assinado pelo governador Romeu Zema (Novo) no dia 13 de janeiro deste ano. Entre outras medidas, o texto determina o fim da obrigatoriedade da lista de passageiros que precisava ser enviada ao DER-MG (Departamento de Estradas e Rodagens) com 12 horas de antecedência e extingue a necessidade do circuito fechado, ou seja, de que o ônibus precisa voltar ao mesmo ponto de onde partiu.

Últimas