Minas Gerais Alta da covid faz governo restringir parte do comércio no Sul de Minas

Alta da covid faz governo restringir parte do comércio no Sul de Minas

Governo confirmou, nesta quarta (25), que região Sul vai regredir no plano de reabertura do comércio; região Leste abre apenas serviços essenciais

Cidades do Sul vão regredir no plano Minas Consciente

Cidades do Sul vão regredir no plano Minas Consciente

Reprodução / Google Street View

O Governo de Minas anunciou, nesta quarta (25), que a macrorregião Sul do Estado vai regredir de fase no plano Minas Consciente, passando da ‘Onda Verde’ para a ‘Onda Amarela'.

Segundo o Governo de Minas, a justificativa para a mudança de fase foi o aumento de 50% da incidência da covid-19 nos últimos 14 dias. Se levados em conta apenas os últimos sete dias, a taxa subiu 17%.

Na prática, isso significa que atividades de entretenimento, como cinema, teatro, exposições e parques de diversão não poderão ser realizadas. Além disso, a ‘Onda Amarela’ proíbe serviços de tatuagem e a realização de shows dentro de bares.

Na ‘Onda Amarela’, é permitido o funcionamento do comércio considerado não essencial, das autoescolas, o consumo de bebidas alcoólicas em bares e restaurantes e a abertura de academias, com restrições às atividades coletivas, que trazem maior risco de disseminação do novo coronavírus.

Restrições

Com isso, cidades importantes como Alfenas, Lavras, Poços de Caldas, Pouso Alegre e Varginha terão que restringir suas atividades comerciais. Além da macrorregião Sul, as regiões Sudeste, Leste do Sul, Nordeste e Vale do Aço também estão na ‘Onda Amarela’.

A única macrorregião na ‘Onda Vermelha’, que só prevê a abertura do comércio essencial, é a Leste.

Veja: Cinco das 10 maiores cidades de MG ignoram Justiça e abrem comércio

O plano Minas Consciente, elaborado pelo Governo de Minas desde março, orienta a retomada segura das atividades econômicas no Estado. O plano divide Minas em 14 macrorregiões de Saúde. Destas, 8 estão na ‘Onda Verde’, a mais permissiva de todas. Para uma região evoluir de fase, é preciso ficar 28 dias em uma ‘onda’, sem sofrer nenhum tipo de retrocesso neste período.

*Estagiário do R7 sob a supervisão de Lucas Pavanelli.

Últimas