Alunos voltam às aulas após ataque a creche em Janaúba
Crianças estão em prédio provisório até a construção de uma nova escola
Minas Gerais|Pablo Nascimento*, do R7
Os alunos do Centro de Educação Municipal Infantil Gente Inocente, que foi alvo de um ataque em Janaúba, no norte de Minas Gerais, voltaram às aulas nesta quinta-feira (19), a exatos 15 dias após o crime que deixou 11 mortos. De acordo com a diretora, 26 crianças marcaram presença no prédio provisório que abriga a escola até a construção de uma nova unidade.
No dia cinco deste mês, o vigia e vendedor de sorvetes Damião Soares dos Santos, de 50 anos, ateou fogo em dezenas de alunos e funcionários da creche e no próprio corpo. Segundo testemunhas, Santos abraçou vários alunos com o corpo em chamas. Além dele, uma professora que tentou salvar os alunos e nove crianças morreram. Outras 12 pessoas continuam internadas por causa dos ferimentos.
Desde o início desta semana, a Prefeitura realizou atividades para preparar a comunidade acadêmica da creche para volta às aulas. Assim como as famílias, os funcionários da escola passaram por atendimento psicológico e participaram de um momento de reflexão.
Com ajuda de empresários locais, uma nova creche será construída no local da unidade incendiada. A escola vai receber o nome professora Heley de Abreu, que mesmo com o corpo em chamas, voltou três vezes para tentar salvar os alunos. Heley morreu horas após o ataque com 90% do corpo queimado. A previsão é de que o centro de educação fique pronto para o ano letivo de 2018. Até lá, os alunos da escola ocuparão o prédio da Uai (Unidade de Atendimento Infanto Juvenil), onde funciona um espaço de acolhimento de jovens em situação de risco.
* Com supervisão de Flávia Martins y Miguel