Ameaçadas, barragens em Minas sem estabilidade são interditadas
As estruturas de Barão de Cocais, Ouro Preto e Nova Lima estão em nível 2 ou 3 de emergência; ao todo 33 barragens foram interditadas no Estado
Minas Gerais|Clara Mariz, do R7*, com Vinícius Rangel, da Record TV Minas
Em Minas Gerais, três barragens em nível crítico de emergência foram interditadas pela ANM (Agência Nacional de Mineração) nesta quarta-feira (9).
As estruturas Sul Superior, em Barão de Cocais, a 93 km de Belo Horizonte e Forquilha III, em Ouro Preto, a 98 km da capital, estão enquadradas no nível 2 de emergência.
Na região metropolitana de BH, a estrutura B3/B4, de responsabilidade da MBR (Minerações Brasileiras Reunidas), em Nova Lima, também foi fechada. Ela está em situação ainda mais preocupante, com classificação do tipo 3.
A ANM (Agência Nacional de Mineração) interrompeu as atividades de 54 barragens que não apresentaram o DCE (Declaração de Condição de Estabilidade), um documento que atesta que as estruturas estão em situação apta para operar.
No Estado, 33 estruturas foram fechadas, sendo 17 de responsabilidade da mineradora Vale.
A lista da ANM ainda possui outras barragens em Ouro Preto, Nova LIma, Mariana, Itabirito, Araxá, Itatiauçu, Belo Vale é Brumadinho, todas consideradas em situação de crítica pela agência.
A reportagem entrou em contato com a Vale e aguarda um posicionamento da empresa.
*Estagiária do R7, sob supervisão de Lucas Pavanelli